Aqui vão 7 dicas básicas para enfrentar ondas de calor
O mundo já enfrentou os meses mais quentes da história em 2023. Com o andar da crise climática, ondas de calor serão cada vez mais comuns e intensas. Por isso, separamos sete dicas básicas de como enfrentar os dias mais quentes com segurançaDica 1
Tome muita água
Essa é a dica primordial. Você naturalmente já vai sentir mais sede nos dias de calor, mas se você for o tipo de pessoa que esquece de beber água ou vive em ambientes com ar-condicionado, não vacile. Tenha sempre uma garrafa de água ao lado.
O mesmo é válido para animais de estimação. Garanta que os pets tenham à disposição água fresca e constante. Para os gatos, faça questão de distribuir vários potes com água pela casa, pois eles tendem a se hidratar pouco.
Leia mais
Dica 2
Não faça atividades físicas cansativas sob o sol
Se o seu exercício físico envolve correr ou caminhar embaixo do sol, é o momento de se adaptar. O ideal é evitar contato direto com o sol entre 11 horas e 16 horas. Prefira fazer a atividade no período noturno. Caso não seja possível, opte por alguma outra atividade física: tente opções em locais fechados e bem refrigerados.
Dica 3
Usar roupas de cor clara e confortáveis
Roupas escuras vão absorver o calor e deixar a sensação térmica mais desconfortável. Prefira usar roupas claras e leves, que permitam a refrigeração.
Outra dica valiosa na questão das vestimentas é preferir materiais naturais: roupas de algodão e linho são perfeitas para esses momentos. Blusas e calças feitas de poliéster são mais quentes por serem de uma fibra artificial que bloqueia a circulação de ar através do tecido.
Dica 4
Evite álcool, cafeína e açúcar
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), álcool, cafeína e açúcar atrapalham um pouco na hidratação. Nos dias especialmente quentes, é melhor tomar bastante água gelada.
Dica 5
Para os pets: não raspe o pelo de cães e gatos
Mesmo que pareça contra intuitivo para os humanos, o pelo de cães e gatos tem a função de isolante térmico. Significa que ele regula a temperatura do animal em dias frios e quentes.
Portanto, mantenha o pelo do seu bichinho intacto. Vale lembrar que os cães geralmente têm uma respiração ofegante (com a língua pra fora) nos dias quente — é a principal estratégia de resfriamento deles. Já os gatos tendem a lamber os pelos para se refrescarem.
Dica 6
Prefira alimentos frescos
Uma dieta com frutas e verduras é a mais indicada durante as ondas de calor. De digestão fácil e com muito líquido, elas vão auxiliar no processo de hidratação do corpo. Prefira cozinhar os legumes a vapor, para manter a água do alimento — ao assar, ele desidrata.
Dica 7
Umidificador e soro fisiológico são seus amigos
Ondas de calor podem vir junto de queda na umidade relativa do ar. Segundo a OMS, a umidade ideal para humanos é entre 50% e 60%. Menos que isso é sinal de atenção, principalmente no Ceará, que tem períodos mais secos. Por isso, considere comprar um umidificador de ar e mantenha-o ligado mesmo quando você estiver dormindo.
Ele também é indicado para ambientes que usam ar-condicionado, já que o equipamento tende a ressecar as vias respiratórias; nesse caso, outra opção é aplicar soro fisiológico no nariz, para induzir a hidratação.