Queda de guindaste mata mais de 80 em Meca
Grua atinge maior mesquita da cidade sagrada e deixa mais de 180 pessoas feridas. Tempestade teria causado desastre, que ocorre semanas antes da grande peregrinação anual muçulmana.
Pelo menos 87 pessoas morreram e mais de 180 ficaram feridas nesta sexta-feira (11/09) em Meca, atingidas por um guindaste usado nas obras de expansão da Grande Mesquita, a maior da cidade sagrada saudita.
A queda do guindaste teria sido provocada por uma forte tempestade e acontece a poucas semanas do início da Hajj, a peregrinação anual muçulmana, tida como um dos cinco pilares do islamismo.
Fotos publicadas nas redes sociais mostram peregrinos com roupas cobertas de sangue e destroços da parte do guindaste, que aparentemente caiu sobre um telhado.
No ano passado, as autoridades sauditas reduziram o número de peregrinos permitidos a entrar na cidade, por razões de segurança devido às obras de ampliação da Grande Mesquita, que passará a ter capacidade para mais de 2 milhões de pessoas.
Para evitar desastres, o governo saudita vinha investindo na ampliação dos espaços visitados durante o ritual e em melhorias no sistema de transporte da cidade.
CN/rtr/afp/dpa