Audi admite adulteração em 2,1 milhões de veículos
Veículos a diesel estão equipados com software que é acionado ao detectar teste de poluição e desligado quando carro está em funcionamento normal
A Audi adiantou nesta segunda, 28, que 2,1 milhões dos seus veículos a diesel em todo o mundo estão equipados com o software que falsifica os resultados dos testes anti-emissões, concebido pela empresa-mãe Volkswagen.
Só na Alemanha, 577 mil veículos foram afetados e nos Estados Unidos 13 mil carros, adiantou um porta-voz da Audi à agência de notícias France Presse.
A Volkswagen provocou na semana passada indignação mundial quando admitiu que 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo estão equipados com os chamados dispositivos de descativação, que ativam controles de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.
O escândalo manchou o nome da Volkswagen, deixando-a exposta a bilhões de dólares em multas nos Estados Unidos, com investigações ocorrendo desde a Noruega até a Índia, e que desvalorizou a empresa em um terço do seu valor na bolsa, em uma semana.
Na última sexta-feira, 25, após uma maratona de reuniões de crise, o Conselho de Supervisão da líder de mercado mundial de automóveis designou o presidente da Porsche, Matthias Mueller, para substituir Martin Winterkorn como presidente executivo do grupo alemão.
As autoridades alemãs estabeleceram um cronograma até 7 de outubro para que o grupo Volkswagen garanta que todos os seus carros a diesel cumpram as normas nacionais de emissões, sem usar a tecnologia que fraudou os resultados.
Na sessão da bolsa de valores da Alemanha desta segunda, as ações da gigante do ramo automobilístico continuavam a deslizar quase 7%.
Só na Alemanha, 577 mil veículos foram afetados e nos Estados Unidos 13 mil carros, adiantou um porta-voz da Audi à agência de notícias France Presse.
A Volkswagen provocou na semana passada indignação mundial quando admitiu que 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo estão equipados com os chamados dispositivos de descativação, que ativam controles de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.
O escândalo manchou o nome da Volkswagen, deixando-a exposta a bilhões de dólares em multas nos Estados Unidos, com investigações ocorrendo desde a Noruega até a Índia, e que desvalorizou a empresa em um terço do seu valor na bolsa, em uma semana.
Na última sexta-feira, 25, após uma maratona de reuniões de crise, o Conselho de Supervisão da líder de mercado mundial de automóveis designou o presidente da Porsche, Matthias Mueller, para substituir Martin Winterkorn como presidente executivo do grupo alemão.
As autoridades alemãs estabeleceram um cronograma até 7 de outubro para que o grupo Volkswagen garanta que todos os seus carros a diesel cumpram as normas nacionais de emissões, sem usar a tecnologia que fraudou os resultados.
Na sessão da bolsa de valores da Alemanha desta segunda, as ações da gigante do ramo automobilístico continuavam a deslizar quase 7%.
Agência Brasil