Cobrança por plantio de árvores é golpe, alerta Prefeitura de Fortaleza
Um dos "documentos" colhidos ainda alerta que caso o pagamento não seja efetuado até o dia 1° de outubro, o recebedor será apreendido pelo Ronda do Quarteirão
Os boletos de pagamento que cobram quantias referentes ao plantio de mudas de árvores, para a implantação do binário Rodolfo Teófilo, são falsos, conforme a Prefeitura Municipal de Fortaleza. As denúncias foram recebidas pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), que esclareceu, nesta quarta-feira, 30, que não emite ou emitiu qualquer um desses documentos.
De acordo com a SCSP, o caso está sendo investigado e o falsário deverá responder a inquérito policial. "A Prefeitura de Fortaleza alerta para que ninguém realize qualquer pagamento, pois é indevido e ilegal, seja no binário ou qualquer outra região da cidade. As intervenções de plantio de árvores na cidade não trazem ônus à população", disse, em nota.
Um dos boletos colhidos pela pasta faz uma cobrança de R$ 60 pela plantação de duas árvores na rua Érico Mota, 644, na Parquelândia (veja foto). O "documento" ainda alerta que caso o pagamento não seja efetuado até o dia 1° de outubro, o "senhor será apreendido pelo Honda (sic) da sua área".
Projeto
A ação de arborização nas ruas e avenidas da região do novo binário, que compreende as ruas Professor Costa Mendes e Gustavo Braga, no Rodolfo Teófilo (Regional III), previa 300 mudas. Atualmente, A SCSP contabiliza que já foram plantadas 706 de espécies frutíferas (sapoti, graviola e cajá) e ornamentais (Ipê, Pau-Brasil, Palmeira Imperial), dentre outras.