Varejo farmacêutico cresce 10,42% no 1º trimestre, aponta Abrafarma
O resultado foi impulsionado especialmente pelos itens da categoria "não medicamentos", que inclui produtos de higiene pessoal, cosméticos, perfumaria, xampu, absorventes íntimos, adoçantes, tintura de cabelo, preservativos e protetores solares, entre outros. A categoria foi responsável por movimentar R$ 2,86 bilhões entre janeiro e março, alta de 13,44% em relação ao mesmo trimestre de 2014.
"Os não medicamentos já representam 34,82% do total comercializado", afirma, em nota, o presidente executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto.
No período estudado, os medicamentos acumularam R$ 5,37 bilhões em vendas, totalizando um avanço de 8,97% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Os genéricos tiveram um avanço de 7,78% na mesma base de comparação, com uma participação de 7,32% no total de comercialização dos remédios.
A pesquisa foi conduzida pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP), que também indicou mais de 515 milhões de unidades vendidas entre janeiro e março.