Homem é flagrado abandonando dez cães a margem de estrada e será penalizado
Uma ferramenta de monitoramento da Prefeitura identificou a ação e possibilitou o reconhecimento do responsável, que será penalizado. Cães foram resgatados e aguardam adoção
14:16 | Nov. 24, 2024
Dez cachorros foram abandonados em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, nesta sexta-feira, 22. Uma ferramenta de monitoramento da Prefeitura que identificou a ação e possibilitou o reconhecimento do responsável.
Os animais, oito filhotes e dois adultos, foram deixados por um homem em uma via que é monitorada pelo sistema “Muralha Digital”. Ele é um morador de Curitiba e terá de arcar com os custos dos cuidados fornecidos aos animais pelo município.
Além disso, será penalizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de São José dos Pinhais e poderá responder civil e criminalmente, segundo divulgado pela Prefeitura.
Abandono de animais é crime
No Brasil, abandonar animais é classificado como crime pela Lei Federal n° 9.605/98, com penalidades agravadas pela Lei n° 14.064/2020, que estabelece reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda de animais de estimação.
É possível denunciar o abandono de animais na Delegacia de Polícia, Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Ministério Público ou Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
LEIA TAMBÉM | Maus-tratos aos animais: como denunciar e prevenir novos casos?
Cães abandonados aguardam adoção
A Guarda Ambiental de São José dos Pinhais foi responsável pelo salvamento dos dez cães. O Departamento de Proteção Animal da Semma conseguiu um lar temporário para eles, que agora aguardam por uma adoção.
Interessados em adotar os animais ou contribuir com ração e outros itens podem entrar em contato pelo telefone (41) 3380-0500, ramal 108.