Com restaurantes abertos para consumo no local, conheça as novas medidas e saiba como se portar
A partir de hoje, 22, das 11h às 16 horas, os estabelecimentos estarão abertos em Fortaleza para consumo no local e orientados com novas medidas sanitárias contra a Covid-19. O POVO reuniu algumas dicas para a retomadaO novo decreto de isolamento social instaurado no último final de semana trouxe a reabertura com capacidade reduzida dos restaurantes da Capital. Antes atendendo apenas com serviços de delivery e para retirada, a partir de hoje, 22, das 11 às 16 horas, os estabelecimentos estarão abertos em Fortaleza para consumo no local e orientados com novas medidas sanitárias contra a Covid-19.
Dentre as novas medidas, o decreto estabelece treinamentos contra a doença para os funcionários, uso do uniforme apenas no local de trabalho, atendimento ao cliente com equipamentos de proteção individual (EPIs) e instalação de barreiras físicas entre os postos de trabalho como caixas e balcões.
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O diretor-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel), Taiene Righetto, já orientou anteriormente ao O POVO sobre o cliente pós-pandemia: apesar das medidas, o consumidor ainda terá um receio na retomada as refeições fora de casa e não irão permanecer no espaço por muito tempo.
Para se adequar ao novo consumidor, as novas medidas somam-se as já conhecidas medidas de isolamento social, como o uso obrigatório da máscara e distanciamento social entre pessoas. Músicas ao vivo não estão permitidas e barracas de praia não se adequam à Fase 2 do Plano. A reabertura desses locais estão inseridas apenas na Fase 3, que também engloba o funcionamento dos restaurantes e bares até as 23 horas.
As dúvidas sobre o processo de retomada são constantes e as medidas devem perdurar por bastante tempo. Visando isso, guias e orientações feitas pela Abrasel e pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) orientam as situações. O POVO reuniu algumas informações sobre como clientes e restaurantes devem se portar diante da reabertura dos restaurantes em Fortaleza. Confira:
Como o cliente deve se comportar
1. Lembre-se restaurantes estão abertos para consumo próprio majoritariamente para atender trabalhadores de outros setores que, agora com a Fase 2, estarão funcionando com 100% de sua capacidade. Se possível, opte pelo consumo em delivery ou em retirada para evitar maiores aglomerações e contaminações.
2. Caso precise sair de casa para consumir no local, mantenha a higienização. Use álcool em gel e transporte próprio se possível. Ao chegar no restaurante, obedeça as medidas de distanciamento social do estabelecimento e mantenha o uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras. Caso tenha dúvidas, os funcionários do local devem estar devidamente treinados para respondê-las.
3. Opte por pratos do sistema à la carte, em que o prato vem pronto e preparado dentro área de trabalho da cozinha; ou no sistema de “prato feito”, utilizando o modo de escolha das porções pelo cliente e funcionário treinado para preencher o prato por trás de uma proteção de vidro curvo que impede o acesso do cliente, sendo possível para este somente “apontar” os itens.
4. Antes de consumir a comida, higienize as mãos e retire a máscara pelos elásticos. Caso esteja usando luvas oferecidas pelo restaurante no serviço de self-service, descarte-as em local apropriado. Guarde a máscara em um local seguro e evite deixá-la sob a mesa. Também evite compartilhar outros objetos, como o telefone celular, talheres e copos. Caso precise circular pelo espaço, para ir até o banheiro ou fazer o pagamento ao caixa, utilize a máscara - não a utilizada anteriormente, troque por outra devidamente higienizada.
5. Ao pagar o consumo, opte pelo uso de cartões ou através de celular, com sistema de pagamento online. Mantenha o distanciamento social e respeite as medidas de segurança do local ao sair.
Como a empresa e o profissional deve se preparar
1. O colaborador deve evitar usar o uniforme da empresa durante o trajeto até o trabalho. Ao chegar, a roupa usada deve ser colocada devidamente em um saco plástico e separada das outras roupas limpas. A empresa que optar por uso de uniforme padrão deverá disponibilizar três unidades de fardamento para cada profissional, para que assim tenha uma vestimenta em uso, uma em lavagem e uma preparada para uso no dia seguinte.
2. Mantenha os cabelos presos e não utilize bijuterias para assegurar a correta higienização das mãos. No espaço, barreiras sanitárias obrigatórias: tapetes de higienização de sapatos e álcool em gel. Ambiente da cozinha e salão deverão ser bem ventilados, dando preferência à ventilação natural. Havendo o uso de sistema de ar-condicionado, estes deverão obrigatoriamente ter os filtros limpos diariamente, bem como o menor espaçamento em suas datas de manutenção para o mínimo uma manutenção preventiva por mês.
3. Na entrada, caso aconteça fila de espera, indica-se a marcação de distanciamento de 2 metros entre as pessoas, que devem ser devidamente orientadas por um funcionário do estabelecimento. O atendimento aos clientes pelos modelos de entrega, drive thru e retirada devem ser priorizados no local, com respeito às devidas medidas de distanciamento social.
4. A mesas do estabelecimento deverão obrigatoriamente manter uma distância entre si de 2 metros e os clientes devem se sentar com distância mínima de um metro, com apenas dois ocupantes por mesa. Se forem da mesma família, mais de 2 ocupantes estão permitidos.
5. Garçons e atendentes devem utilizar EPIs no atendimento, incluindo a viseira de proteção "Face Shield". Talheres e pratos só podem ser postos no momento da refeição, devidamente higienizados.
6. Em restaurantes com serviço em self-service, o colaborador fica no início das pistas das comidas para borrifar as mãos dos clientes. Luvas devem ser disponibilizadas para o manuseio dos utensílios e devem ser descartadas posteriormente. Os temperos devem ser oferecidos em sachês. Já no sistema de rodízio, prevalece o distanciamento das mesas. O buffet deve ser substituído por porções individualizadas, embaladas em filme plástico ou por cardápio de acompanhamentos à la carte.
7. Oriente os clientes que o pagamento deve ser feito online ou por maquinetas de crédito ou débito. Caso o pagamento seja feito em dinheiro, deve-se colocar o troco do cliente dentro de um saquinho plástico para não haver o contato físico.