"O meu amigo secreto..." Essa é uma frase frequente no período natalino entre família, amigos e colegas de trabalho.
Imagem: Freepik
Porém, como em qualquer brincadeira, é preciso sempre buscar um ambiente leve, respeitoso e, ao mesmo tempo, divertido.
Imagem: Anna Bizon
Quem aceita participar do Amigo Secreto da empresa, da família ou dos amigos precisa saber como se deve ou não agir durante a brincadeira.
Se for acordado um intervalo de preços para a compra dos presentes, o ideal é que esse limite seja respeitado.
Comprar um presente abaixo do valor mínimo estipulado pode gerar constrangimento durante a brincadeira.
Também não é recomendável dar presentes mais caros que o limite máximo de preço, pois isso pode transmitir um ar de arrogância.
"E se meu amigo secreto for o meu chefe?" Não compre presentes mais caros só porque é seu chefe. Isso pode gerar uma situação desconfortável.
Na hora de escolher o presente, o ideal é ir atrás de itens que sejam compatíveis com os gostos do seu amigo secreto.
Evite dar presentes muito privados, como roupas íntimas, pijamas ou perfumes. Presentear com itens assim pode soar bastante invasivo.
Chegou a hora de revelar quem é seu amigo secreto! Nada de falar muito ou de constranger a pessoa com descrições indelicadas.
Seja breve no discurso, mas, ainda assim, mantenha o suspense que a brincadeira pede. O clima leve e descontraído é sempre agradável.
O Amigo Secreto é uma brincadeira que deixa qualquer um curioso. Porém, não é legal insistir em descobrir o amigo secreto do outro.
Imagem: Margarita Gangalo
Se você não for muito próximo do seu amigo secreto, não peça para trocar com alguém. Esse é o momento ideal para se aproximar dessa pessoa.
Apesar de ser uma brincadeira, o Amigo Secreto é também uma oportunidade para estreitar laços de forma leve e divertida.
Levi Macêdo
Fátima Sudário
Catarina Cavalcante - Consultora de imagem