Quadrilhas juninas serão reconhecidas como Patrimônio Imaterial de Fortaleza

As quadrilhas juninas vão ser reconhecidas como Patrimônio Imaterial de Fortaleza; Capital será a primeira do País a fazer o registro

16:45 | Jun. 12, 2023

Por: Lillian Santos
Quadrilha junina durante apresentação no Mercado dos Pinhões, em Fortaleza (foto: Camila de Almeida/O POVO)

Uma das danças tradicionais mais populares do Nordeste, as Quadrilhas Juninas ganham destaque durante o São João em todos os estados da região.

Sendo a principal atração das festas juninas, a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) irá reconhecer as Quadrilhas Juninas como Patrimônio Imaterial de Fortaleza.

O anúncio do registro da dança tradicional foi divulgado nesta segunda-feira, 12, nas redes sociais da Secultfor.

São João 2023 | Confira agenda de festas juninas por todo o Brasil

Na publicação, Elpídio Nogueira, secretário de cultura da Capital, se reuniu com a comissão responsável pela construção do dossiê das Quadrilhas Juninas, como os professores de história Cícera Barbosa, Hildebrando Maciel e Aterlane Martins, e a gerente da Célula de Patrimônio Imaterial da Secultfor, Graça Martins.

Com o reconhecimento, Fortaleza será a primeira capital do país a tornar as Quadrilhas Juninas como Patrimônio Imaterial.

Segundo a postagem, serão destinadas equipes para fazer a pesquisa e mapeamento dos grupos juninos da Cidade e para realizar a revalidação dos bens já registrados.

Pratinhos juninos | Confira o roteiro do sabor típico do São João 2023

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui