São João: dança de quadrilha; veja origem, características e mais
Considerada um das danças mais populares no Brasil, as quadrilhas juninas são conhecidas também como, quadrilha caipira e matuta
22:05 | Jun. 13, 2022
A dança de quadrilha de São João é originária da Holanda, tendo passado também por influências de países como França e Inglaterra. O nome quadrilha vem da palavra francesa “quadrille”, uma dança parisiense formada por quatro casais.
Foi por meio da corte portuguesa que os nobres do Brasil da época conheceram os movimentos do que hoje muitos reconhecem como quadrilhas juninas.
Leia mais
Depois de chegar no país, não custou muito para a dança se popularizar e conquistar os brasileiros. Passos indígenas e afro-brasileiros foram incorporados aos movimentos.
A quadrilha ganhou até novos significados: agradecimento pela colheita do mês e homenagem aos santos católicos, Santo Antônio, São João e São Pedro.
São João: as principais características da dança de quadrilha
1. Dança em pares
É uma dança coletiva formada por pares. É exigido um marcador ou animador para falar as frases famosas que determinam os próximos passos.
- “Olha a cobra! É mentira!”
- “Olha a chuva! Já passou!”
- “A ponte quebrou! Nova ponte!”
- “ O caminho da roça”
Além das frases acima, existem também personagens marcantes que não podem faltar, como o noivo e a noiva, padre, delegado, juiz e o pai da noiva. Personagens que têm como história uma crítica social à época, em que a mulher aparecia grávida e o pai obrigava o rapaz a se casar coma filha.
2. Passos
- Cumprimentos
- Balancê
- Passeio pela roça
- Túnel
- Coroação
- Casamento
- Despedida
3. Roupa
A roupa usada durante as danças também é um elemento importante. Dependendo do personagem que a pessoa vai encarar, o traje muda.
Nas mulheres não podem faltar vestidos coloridos rodados, maquiagem e tranças.
Já os homens costumam usar camisas xadrez, chapéus de palha e às vezes desenhar bigodes e cavanhaques no rosto.
4. Música
Os instrumentos mais utilizados nas composições das músicas da dança são, viola, violão, sanfona, triângulo e zabumba. Os ritmos mais tradicionais são o baião e o forró.