Guia Vida&Arte CasaCor: 11 fatos que tornam a Praia de Iracema única

Cenário da edição 2024 da CasaCor Ceará, a Praia de Iracema é um mundo, cheio de atrações e curiosidades

15:10 | Nov. 07, 2024

Por: Larissa Viegas
Praia de Iracema é cenário da CasaCor Ceará (foto: AURÉLIO ALVES)

A CasaCor Ceará retorna a um dos bairros mais conhecidos de Fortaleza, a Praia de Iracema. Para entrar no clima, o Guia Vida&Arte CasaCor selecionou 11 fatos, curiosidades, dicas e histórias do local. Confira abaixo:

1. Iracema, a indígena da origem do Ceará

Dos indígenas que habitavam a região e que hoje nomeiam algumas ruas a uma das personagens mais icônicas da literatura brasileira, de José de Alencar. A Praia de Iracema é o cenário da edição 2024 da CasaCor Ceará e coleciona histórias, causos, curiosidades, estilos e, principalmente, muita vida.

2. A Praia de Iracema não dorme: da manhãzinha...

Nas primeiras horas do dia, quando o sol ainda está planejando raiar, suas areias e seu calçadão, que emenda com a Beira Mar, são tomados por corredores, ciclistas, jogadores amadores, pets e seus tutores… Um convite para cuidar da saúde física e mental!

COLUNA DO RENATO ABÊ | Um shopping, uma boate, um ateliê, a PI merece

3. ... até o dia raiar!

Mas se você é do time da boemia, não dispensa uma festa e é chamado de “inimigo do fim” pelos amigos, a Praia de Iracema também é sua. Casas noturnas, bares tradicionais e festas de diferentes estilos musicais animam a noite e seguem até o dia raiar.

4. Ponto turístico e histórico

A Ponte dos Ingleses passou por uma reforma e foi reinaugurada ao fim de agosto de 2024. A princípio, sua primeira construção, datada de 1920, tinha como objetivo ser área de embarque e desembarque de pessoas e mercadorias. Hoje voltou a ser um ponto turístico que proporciona vista para o mar e para um pôr do sol de tirar o fôlego.

5. Arte à beira-mar

Da Ponte dos Ingleses se tem uma vista privilegiada para uma obra de arte que também é a cara da PI: "La Femme Bateau"

A obra de Sérvulo Esmeraldo “voltou para casa” após ser arrancada pelas ondas em 2018. Para quem aprecia arte, vale a pena conferir um pouco da história da “mulher-barco”.

6. Gastronomia para todos os gostos

E é claro que a gastronomia também toma conta do bairro. De restaurantes sofisticados aos famosos pratinhos, passando por sorvetes, açaís, pizzas e muito mais. Basta percorrer a orla e as ruazinhas do bairro para se deparar com um sabor diferente.

Chef Marina Araujo indica roteiro com locais preferidos em Fortaleza; CONFIRA

7. Para cair nas ondas; do mar...

O bairro que tem “praia” no nome já é um convite para um banho de mar. Por ali, as águas são calmas e mornas, ideais para dedicar vários minutos dando umas braçadas ou simplesmente parado, sentindo o balanço da maré. Não esqueça da cadeira de praia e do protetor solar!

8. ... e das músicas

No calendário cultural de Fortaleza tem sempre um show na Praia de Iracema. Um palco é montado na areia para receber nomes locais e nacionais, de diferentes estilos musicais. E, quando o Carnaval chega, o bairro é um dos principais polos do ciclo carnavalesco da Cidade. 

9. Diversão para a família

Skate, triciclo, patins, quadriciclo… Escolha a modalidade e divirta-se! No calçadão, não faltam opções de aluguel dos itens para pessoas de todas as idades, garantindo um momento em família ou entre amigos.  

10. Na Rua dos Tabajaras, um dia inteiro

A ruazinha de paralelepípedos e casinhas coloridas é uma das mais charmosas e divertidas da região. É na Rua dos Tabajaras que as boas experiências podem começar ainda na hora do almoço, em um dos restaurantes, seguido de um café e de um passeio para conferir as várias marcas autorais de moda que ocupam ambos os lados. Se o pique permitir, dá para dar uma “esticada” para um happy hour.

VEJA TAMBÉM | Seis locais tradicionais de Fortaleza que você precisa conhecer

11. Arte e cultura o ano todo

Dois ícones da cultura fortalezense também estão na Praia de Iracema. O primeiro é o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com planetário, cinemas, teatro, exposições e eventos. O segundo, a Caixa Cultural, recebe exposições, oficinas, shows e festivais.

Guia Vida&Arte CasaCor 2024

O Guia Vida&Arte CasaCor 2024 apresenta os destaques 26ª edição da mostra. Da riqueza da arte cearense, passando para a produção autoral do Estado, a publicação traz ainda as sutilezas dos 40 ambientes assinados por profissionais das áreas de design, arquitetura e paisagismo, destacando ainda a Casa O POVO, que condensa a energia do jornal mais longevo em circulação no Ceará. 

Acesse aqui o Guia Vida&Arte CasaCor 2024 na íntegra