Cearenses se destacam na moda nacional; conheça seis estilistas do CE
Com destaque para o artesanato, o Ceará é uma grande referência em moda que se baseia no handmade, sustentabilidade e regionalidadeAlém de assistir, comer e ler, a cultura cearense também pode ser vestida e sentida diretamente na pele por meio da moda autoral produzida no Estado. Com destaque para as peças feiras à mão, técnica conhecida como "handmade", e para à sustentabilidade, as peças produzidas aqui ganham espaço em todo o Brasil.
CONFIRA TAMBÉM | Turismo no Ceará: onde comprar itens regionais para levar na mala
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Tendo a regionalidade cearense como inspiração, grandes estilistas do Ceará têm destaques com suas marcas autorais de moda. O Guia Vida&Arte te apresenta seis deles:
Sherida
Criada pela estilista Sherida Livas, a marca SHERIDA busca integrar os artesanatos tradicionais do litoral e o design moderno na produção das suas roupas. Com forte influência do Ceará em cada detalhe, as criações possuem cores vibrantes, formas suntuosas e estampas cósmicas.
Mesclando materiais tecnológicos e naturais, as peças prezam pela qualidade no acabamento e pela atemporalidade das coleções por meio de caimentos diferenciados.
- Rede social: @sherida_____
- Site: sherida.com.br
Catarina Mina
O produto final da Catarina Mina é um detalhe diante de toda a cadeia produtiva artesanal que está por trás da marca. Criada com o propósito de difundir o artesanato do Nordeste, destacando mestres e designers da região, aposta em bordados, crochês e palha que resultam em roupas e acessórios.
- Rede social: @catarinamina
- Endereço: rua República do Líbano, 540 - Meireles, Fortaleza
- Site: catarinamina.com
Marina Bitu
Criada em 2017, Marina Bitu é uma marca autoral de moda cearense que tem como fundadora a designer de moda de mesmo nome e, atualmente, também conta com Cecília Baima no comando. O grande mérito e destaque das peças é a criatividade e a regionalidade, pois muitas coleções se apegam aos símbolos do Cariri cearense e dos mestres da cultura do Ceará para compor sua identidade.
ASSISTA | Pause: estilistas cearenses revelam bastidores da São Paulo Fashion Week
A marca, desde sua fundação, ficou conhecida por trabalhos com plissados fluidos e românticos, que remetem às sanfonas. Marina Bitu, por meio de uma versão sofisticada e contemporânea, se apropria de referências regionais do Estado, como as manualidades do crochê.
Neste ano, a marca fez história ao levar, pela primeira vez na história da São Paulo Fashion Week (SPFW), uma coleção fruto de uma colaboração 100% cearense. Junto aos alunos do Senac Ceará, a empresa estreou “Cariri: O início e o fim”, carregando traços culturais da Região nos detalhes das peças de roupa.
- Rede social: @marinabitu
- Site: marinabitu.com
Lino Villaventura
A história de Lino Villaventura se mistura à da moda cearense e brasileira. Conhecido pela ousadia evidenciada em suas criações de alta costura, o estilista paraense, radicado no Ceará, já exibiu suas criações nas maiores semanas de moda do mundo.
Suas peças se destacam pela combinação de elementos artesanais e técnicas sofisticadas.
Este ano, Lino completa 46 anos de carreira e as comemorações se estenderam ao Dragão Fashion Brasil 2024, quando ele fez o desfile de encerramento da edição.
Leia mais
Lindebergue Fernandes
Conhecido por seus desfiles icônicos e por suas peças ousadas, o estilista faz da passarela um palco, mostrando que a moda é um reflexo da sociedade, podendo ser instrumento de críticas e empoderamento. “O DFB é algo que eu sempre achei distante, impossível de fazer parte. Foi quem me deu voz e vez nessa luta diária por uma moda abrangente e democrática”, diz.
LEIA TAMBÉM | A nova cena da moda autoral no Ceará
David Lee
Uma das maiores revelações dos últimos anos, David transita entre o tradicional e o contemporâneo,
apostando em uma produção mais sustentável. Autodidata, aposta em cores, texturas, técnicas e matérias-primas variada. O crochê e a alfaiataria estão sempre presentes, assim como modelagens amplas e assimétricas.