Guia V&A: cinco passeios para fazer em Fortaleza e sentir a Cidade
Para conhecer a história de Fortaleza e se ambientar na cultura cearense de diferentes pontos de vista, uma boa referência são os diferentes passeios pela região
14:00 | Ago. 15, 2024
Além das programações ativas na Cidade, há muitas formas de sentir a energia de Fortaleza e conhecer a sua história. Uma delas é por meio das obras, dos mais diversos tipos.
Tanto na literatura, quanto na música e no cinema, a capital cearense possui grandes símbolos que traduzem a cultura do povo e da região.
Guia Vida&Arte dá dicas para conhecer Fortaleza e região; VEJA cadernos
Conheça cinco locais para sentir a "vibe" de Fortaleza:
Fortaleza Bus
Sabia que é possível conhecer vários pontos turísticos da Capital no mesmo dia? E se for com um roteiro já planejado, com os locais mais bacanas e com o caminho já traçado, sem nenhuma preocupação?
Essa é a proposta do Fortaleza Bus, a maneira mais rápida de visitar locais como
- Mercado dos Peixes,
- Parque do Cocó,
- Praça dos Mártires,
- Catedral,
- Praia do Futuro,
- Praça Portugal e
- Palácio da Abolição.
Com vendas em hotéis, agências e centros comerciais, o serviço custa a partir de R$ 55 e utiliza veículo de dois andares para proporcionar uma vista de 360º, além de informações e curiosidades passadas pelos assistentes turísticos que participam de todo o passeio. É possível sair do ônibus nos pontos para tirar fotos e fazer vídeos.
O serviço conta ainda com a possibilidade de receber grupos para comemorações de aniversário e realização de eventos, com experiências exclusivas durante quatro horas.
- Mais informações: @fortalezabus e fortalezabus.com.br
- Contato: (85) 99434 3008
CONHEÇA | Guia V&A: três lugares para assistir shows de humor em Fortaleza
Dragão do Mar
Ao longo de 25 anos de funcionamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, diversas linguagens fizeram e fazem parte da história do complexo, inspirando, entretendo e informando os visitantes.
A exposição “Vaqueiros” é um clássico do equipamento e retrata, com fotografias e réplicas de cenário, as
vivências do sertão.
- Endereço: rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema
- Funcionamento: todos os dias, das 9h às 21h
La femme Bateau
Está vendo? Ali, no mar, no final da ponte? Sim, La Femme Bateau retornou à Praia de Iracema, dando um toque final à vista do horizonte.
A obra, assinada por Sérvulo Esmeraldo, foi criada em 1994 e instalada em 1997. Porém, em 2018, uma forte ressaca marítima a arrastou para o fundo do oceano. A escultura foi resgatada, restaurada e, recentemente, reinstalada no mesmo local.
Feita em fibra de vidro e aço inox, a “mulher-barco” mede 5,20m de largura, 4,50m de altura e 50 centímetros de profundidade, com peso aproximado de 400 quilos.
A obra, que compõe o cenário da Ponte dos Ingleses, é uma das principais do multi-artista cearense, que faleceu em 2017. Em Fortaleza, já foi inspiração para documentário, crônica, peça teatral, coleção de moda e joias.
No campo literário, virou livro homônimo, editado pelo professor Gilmar de Carvalho e por Dodora Guimarães, viúva de Sérvulo.
Livro La Femme Bateau
- @institutoservuloesmeraldo
- Av. Rogaciano Leite, 300 - casa 14 - Patrolino Queiroz, Fortaleza
- (85) 99696-7673
Pinacoteca do Ceará
A Pinacoteca do Ceará entra no segundo semestre com duas exposições surpreendentes. “Claudia Andujar: Minha vida em dois mundos” conta a história de uma das principais fotógrafas contemporâneas. Já “Síntese - Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” mostra como os processos tecnológicos estão conectados com o fazer artístico.
- Endereço: rua 24 de Maio, 34 - Centro
- Funcionamento: Quinta-feira a sábado, das 12h às 20h / Domingo, das 9h às 17h
Estação das Artes
O equipamento nasceu na antiga Estação Ferroviária João Felipe. A modernização trouxe um novo fôlego para a região, próxima à Praia de Iracema.
A programação semanal tem atividades pensadas para cada grupo, com ações que vão desde oficinas infantis até shows. Domingo, por exemplo, é o dia certo para levar a criançada.
- Endereço: rua Dr. João Moreira, 540 - Centro
- Funcionamento: Quinta-feira, das 14h às 21h / Sexta-feira a sábado, das 10h às 22h / Domingo, das 10h às 15h
VEJA TAMBÉM | Onde passear em Fortaleza? Max Petterson indica roteiro