Guia Vida&Arte: conheça três filmes que te farão sentir Fortaleza

Para conhecer a história de Fortaleza e se ambientar na cultura cearense de diferentes pontos de vista, uma boa referência são as produções audiovisuais da região

14:00 | Ago. 13, 2024

Por: Raquel Aquino
Demick Lopes interpreta Renato em A Filha do Palhaço, personagem inspirado em Paulo Diógenes (foto: David Felicio Araujo/Divulgação)

Além das programações ativas na Cidade, há muitas formas de sentir a energia de Fortaleza e conhecer a sua história. Uma delas é por meio das produções audiovisuais.

Assistir à sua própria cidade de diferentes ângulos ou conhecer uma região pelo registro de uma obra é uma boa forma para experimentar a cultura da região.

Guia Vida&Arte dá dicas para conhecer Fortaleza e região; VEJA cadernos

Conheça três filmes para sentir Fortaleza:

"A Filha do Palhaço" 

O humorista cearense Paulo Diógenes é homenageado no longa-metragem “A Filha do Palhaço”. Paulo deu vida à personagem Raimundinha e faleceu no início de 2024. 

A trama, dirigida e roteirizada por Pedro Diógenes, filho do ator, conta a história de Joana, uma adolescente que busca o pai Renato para passar uma semana em sua companhia. Como pai e filha não se viam há anos, Joana desconhece o trabalho de Renato, um humorista que atua em bares e casas noturnas de Fortaleza.

"Rânia" 

O filme cearense tem direção e roteiro de Roberta Marques. Na trama, a personagem que dá nome ao longa é uma adolescente que sonha em se dedicar à dança.

Como dançarina de uma boate, sua vida se
cruza com a da coreógrafa Estela, tendo a oportunidade de realizar seu desejo. Rânia enfrenta a intolerância dos pais. 

Rânia está disponível no OP+; assista aqui

VEJA TAMBÉM | Quatro filmes dirigidos pela cearense Roberta Marques estão no OP+; confira

"Pacarrete"

O longa conta a história de uma professora de dança aposentada, que vive em Russas, no Ceará. A personagem, ranzinza e rigorosa, tem o grande sonho de ser artista e viver de balé.

Para isso, ela se muda para Fortaleza, se consolida como bailarina clássica e ainda se torna professora de dança. Ao se aposentar, ela retoma à sua cidade natal para levar o seu legado, mas é desrespeitada.