Oscar: Conan O'Brien alfineta Karla Sofia Gascón, que pulou tapete vermelho

Oscar: Conan O'Brien alfineta Karla Sofia Gascón, que pulou tapete vermelho

O anfitrião da cerimônia citou polêmica de tweets da atriz espanhola, que repercutiram negativamente durante a corrida pelo Oscar. Ela está indicada a categoria de Melhor Atriz

Durante o início da apresentação do Oscar 2025 neste domingo, 2, o anfitrião da cerimônia, o comediante americano Conan O'Brien, alfinetou a atriz espanhola Karla Sofia Gascón, indicada a melhor atriz pelo polêmico filme francês "Emilia Pérez".

"Anora [concorrente a melhor filme] tem 479 palavrões. Isso é mais do que o recorde estabelecido pelo assessor de Karla Sofía Gascón [ao saber o que ela publicara no Twitter]", comentou O'Brien.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Karla, se você for tuitar sobre o Oscar hoje à noite, meu nome é Jimmy Kimmel", concluiu, se referindo ao comediante americano, que apresentou o Oscar em 2024 e 2023.

Karla Sofia Gascón pulou tapete vermelho do Oscar

A 97ª cerimônia do Oscar acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Karla Sofia Gascón não participou do tapete vermelho, que contou com a concorrente Fernanda Torres vestida de Chanel.

A primeira aparição de Karla ocorreu já durante a transmissão da cerimônia. Ela foi afastada, pela Netflix, da campanha de divulgação do Oscar após falas polêmicas no X (antigo Twitter) terem repercutido negativamente.

A trajetória de Karla Sofía Gascón

Nascida em 1972, Karla é natural da Espanha, filha de uma família simples do município de Alcobendas, na província e comunidade de Madrid. Foi em sua cidade natal, aos 19 anos, que conheceu a esposa, Marisa Gutierrez, com quem é casada e tem uma filha.

Marisa, ao contrário de Karla, leva uma vida mais reservada. Ela é discreta, evita dar entrevistas e aparece pouco na mídia. Suas raras aparições se limitam a eventos, quando acompanha a esposa, e nas redes sociais de Karla, que costuma compartilhar momentos felizes com a família.

Aos 52 anos, Gascón não é novata na área de atuação. A atriz já participou de produções mexicanas, como a série “El Señor de los Cielos”, e da continuação da novela “Rebelde”, lançada em 2022 pela Netflix.

Em entrevista ao Globo de Ouro, a atriz afirmou se sentir “mexicana por adoção”, após anos trabalhando no país da América Latina.

“Eu adoro o México, tenho muitos amigos lá por residência mexicana e olha, a primeira vez que cheguei, foi com Julián Pastor, um diretor da era de ouro do cinema mexicano”, destacou.

Aos 46 anos, tornou-se oficialmente Karla Sofía e iniciou a sua transição de gênero. “Eu sempre soube o que eu era e o que eu queria fazer, mas não houve oportunidade de fazer porque eu tinha me desenvolvido de uma maneira diferente”, diz.

Pelo papel em "Emilia Pérez", Gascón se tornou a primeira atriz trans indicada ao Oscar.

Apesar do longa-metragem "Emilia Pérez" ter recebido atenção positiva da crítica especializada, uma parte do público também recebeu a produção com críticas. Um deles foi o roteirista mexicano Héctor Guillén.

Em publicação no X marcando a Academia do Oscar, Guillén compartilhou uma mensagem escrita em inglês: “O México odeia 'Emilia Pérez'. Chacota racista e eurocentrista. Quase 500 mil mortos e a França decide fazer um musical”.

A organização dos Estados Unidos intitulada Gay & Lesbian Alliance Against Defamation (Glaad) também criticou a representação “retrógrada” de mulheres trans na direção de Jacques Audiard. (Colaboraram Arthur Gadelha e Bianca Nogueira)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Oscar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar