Ainda Estou Aqui pode ser o 1º filme brasileiro a ganhar o Oscar

O filme brasileiro "Ainda Estou Aqui" foi indicado nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz

12:00 | Mar. 02, 2025

Por: Raquel Aquino
Filme "Ainda Estou Aqui", pré-selecionado para o Oscar 2025, foi um dos grandes destaques do cinema nacional (foto: RT Feautures/Divulgação)

Com premiação marcada para a noite deste domingo, 2, o Brasil pode ganhar nova marca histórica para o cinema com o filme “Ainda Estou Aqui”. Caso vença em, pelo menos uma das três categorias que concorre, será a primeira vez que uma obra brasileira conquista a estatueta.

Oscar 2025: jornal The New York Times prevê vitória de Fernanda Torres

“Ainda Estou Aqui” ganhou destaque no cinema internacional, conquistando a marca de ser o filme mais assistido no cinema dos Estados Unidos, durante sua estreia. No Oscar, ele concorre nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, sendo a última com indicação de Fernanda Torres.

Nas redes sociais, a indicação de Fernanda Torres movimentou até quem não assistiu ao filme, pois os internautas rememoram a indicação de Fernanda Montenegro há 26 anos.

Oscar: qual filme teve mais indicações na história do prêmio?

Qual a história de 'Ainda Estou Aqui'?

A produção é e baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e resgata a historia de Eunice Paiva, sua mãe, após o desaparecimento do deputado Rubens Paiva durante a Ditadura Militar, em 1970.

Na categoria Melhor Filme Estrangeiro, o longa concorre com as produções “A Garota da Agulha”, “Emilia Perez”, “A Semente do Fruto Sagrado” e “Flow”.

“Ainda Estou Aqui” foi o segundo filme brasileiro a ser indicado no Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional. Em 1999, “Central do Brasil”, também de Walter Salles, foi indicado na categoria, tendo perdido a estatueta para “A Vida e Bela”, de Roberto Benigni.

Oscar 2025: bares e restaurantes que transmitem a cerimônia em Fortaleza

Cães de Ainda Estou Aqui vencem Oscar canino

Os cães Suri e Ozzy que interpretam Pimpão em "Ainda Estou Aqui" foram contemplados com o Prêmio Fido - o Oscar para cachorros. A dupla venceu a categoria Melhor Cão em Filme de Época nesse domingo, 23.

Eles receberam coleiras personalizadas com o nome da categoria que venceram. Tanto as indicações quanto os resultados foram divulgados nas redes sociais.

Na produção de Walter Salles, Pimpão é o mascote do menino Marcelo (Guilherme Silveira) e é atropelado, causando uma reação marcante de fúria na protagonista, Eunice Paiva (Fernanda Torres).

Pimpão concorreu com dois "atores" na categoria Melhor Cão em Filme de Época. Os animais que participaram de “The Apprentice” e “Maria”.

Colaboração: Lillian Santos e Évila Silveira