Fernanda Torres empata no Oscar em votos vazados para Melhor Atriz
Site especializado revelou votos de cinco membros da academia, de maneira anônima; brasileira aparece em boa posição
A brasileira Fernanda Torres aparece bem na disputa pela estatueta de Melhor Atriz do Oscar em uma reportagem do site especializado Variety que revelou votos de cinco membros da academia, de maneira anônima.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A matéria analisa que este vai ser um dos Oscar mais imprevisíveis dos últimos anos, com várias disputas abertas. "Anora" tem se destacado por vencer a Palma de Ouro, os prêmios Critics Choice, DGA, PGA e WGA, varrendo os principais prêmios. Apesar disso, "Conclave" aparece ao lado do longa de Sean Baker em pesquisas feita pela Variety.
"O Brutalista" também é apontado como uma possibilidade para melhor filme "se os votantes conseguirem vencer as mais de 3h de duração", provoca a matéria.
Na questão de melhor atriz, "qualquer uma que não se chame Karla Sofía Gascón pode vencer", brinca a publicação, em referência à desastrosa crise de publicidade desde que posts antigos preconceituosos da espanhola foram revelados. Mikey Madison, de "Anora", tem o impulso final com a vitória no Bafta, diz a Variety.
Oscar 2025: Fernanda Torres tem vídeo mais assistido e comentado em novas publicações
Zebra no Oscar
Demi Moore, que vem sendo apontada como a favorita por "A Substância", pode começar a perder tração caso seja derrotada no Screen Actors Guild (SAG), premiação dos atores, que acontece no domingo, 23. Pesa contra ela o fato da indústria não ser simpática a filmes do gênero de horror. A favor, há uma sensação de que serviria de coroação da carreira.
Cynthia Erivo, de "Wicked", é vista como uma possível azarã, especialmente se levar o SAG. Como a categoria está muito disputada, ela pode garantir uma vitória surpreendente. Mas a Variety aponta que a verdadeira zebra deve ser Fernanda Torres, por "Ainda Estou Aqui".
A Variety diz que ouviu de um membro da academia que iria votar em Madison, mas viu o filme de Walter Salles semana passada e mudou de opção, virando a casaca para Fernanda.
A avaliação da Variety é que o papel tem o "apelo clássico do Oscar", mas Fernanda chega apenas com uma vitória no Globo de Ouro e nenhum ator venceu Melhor Ator Principal sem ser indicado ao SAG e ao BAFTA, que é o caso da brasileira. Só uma pessoa ganhou o Oscar por atuação que tinha sido premiada só no Globo de Ouro, George Clooney por "Syriana", em 2005.
Oscar 2025: Fernanda Torres e 'Ainda Estou Aqui' ganharão? Veja apostas
Quantos votos Fernanda Torres recebeu?
Dos cinco eleitores ouvidos pela Variety, dois revelaram que vão votar em Fernanda Torres, dois em Demi Moore e um em Mikey Madison. Na disputa de melhor ator, Adrien Brody foi citado por 3 dos ouvidos, enquanto Ralph Fiennes e Colman Domingo apareceram uma vez cada.
Em Melhor Filme Internacional, a publicação não faz uma análise, mas contabilizou os votos, com vantagem brasileira: uma abstenção, dois para "Ainda Estou Aqui", um para "A Garota da Agulha", um para "A Semente do Fruto Sagrado".