Oscar: Karla Sofía Gascón violou regra e pode perder indicação? Entenda
Internautas começaram a questionar se a atriz espanhola poderia ser desclassificada pela Academia por seu comentário contra a equipe de Fernanda Torres
Karla Sofía Gascón, estrela do polêmico filme indicado ao Oscar “Emilia Pérez”, tem sido alvo de críticas após uma fala acusando a equipe de Fernanda Torres de incentivar o discurso de ódio contra ela.
O trecho da fala da atriz chegou às redes sociais e internautas começaram a questionar se a atriz espanhola poderia ser desclassificada do Oscar 2025 por seu comentário.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Entenda a polêmica a seguir e veja o que se sabe até agora sobre a possível desclassificação de Karla Sofía Gascón.
O que Karla Sofía Gascón disse sobre Fernanda Torres?
O comentário da atriz foi dado à Folha de S. Paulo, durante uma entrevista sobre seu longa-metragem e a premiação de cinema, e divulgado nesta quarta-feira, 29, no canal do YouTube do jornal.
“Pessoalmente, acredito que Fernanda Torres seja uma mulher maravilhosa, além de uma atriz incrível que merece todo o reconhecimento neste mundo. O que não gosto é que há uma equipe de redes sociais que trabalha ao redor dessas pessoas tentando diminuir o trabalho dos outros, como o meu ou do filme”, comentou a artista.
Ainda na entrevista, Karla Sofía assegurou que existe uma organização, composta por pessoas que “trabalham no ambiente de Fernanda Torres”, para gerar comentários maldosos sobre o seu trabalho.
“Há pessoas que trabalham no ambiente de Fernanda Torres que falam mal de mim e de ‘Emilia Pérez’. Isso fala mais deles e do filme deles, do que do meu”, declarou.
LEIA MAIS | Emilia Pérez é repudiado no México, país que o inspirou
Karla Sofía Gascón perderá indicação no Oscar?
Após a entrevista, os usuários do X compartilharam trechos dos regulamentos atualizados do Oscar nas redes sociais pedindo que a atriz fosse desclassificada da premiação pela fala proferida contra a equipe de Torres.
Regras foram quebradas, Karla Sofia Gascon e todo o filme Emilia Perez tem que ser DESCLASSIFICADOS do Oscar, pela falsa acusação a indicada a Melhor Atriz, Fernanda Torres.@TheAcademy pic.twitter.com/g1WRu2aSoW
— rafa (@lacyroty) January 29, 2025
A revista Variety afirma que "os comentários de Gascón não violam nenhuma diretriz" porque ela "não faz observações depreciativas sobre a performance de Torres, o que violaria as regras da Academia. Muito pelo contrário, Gascón elogia sua colega de indicação como atriz".
Mas isso não é o suficiente para dizer se a atriz espanhola viola ou não as regras da Academia. Apenas a instituição pode decidir se o comportamento de um concorrente viola as regras e dizer se ela será punida.
O que diz no regulamento da Academia
O regulamento está disponível no site da Academia e lista as principais regras para membros, empresas de cinema e indivíduos a filmes elegíveis. Segundo o documento, eles “devem estar cientes do impacto que suas comunicações públicas podem ter”.
No tópico número 4, é listado o que é permitido e o que não é. Entre as regras, é vetado “incentivar ou desencorajar membros a votar em qualquer produção” e “compartilhar informações falsas ou enganosas sobre um filme, performance ou realizações”.
Isso significa que qualquer tentativa de influenciar votantes falando mal de um concorrente pode ser interpretada como uma infração.
Karla Sofía Gascón se pronuncia após polêmica com Fernanda Torres
Com toda a repercussão, Karla Sofía Gascón divulgou um comunicado à revista Variety na noite de quarta-feira, 29, esclarecendo a situação.
Ela afirmou que seus comentários não se estendiam àqueles “diretamente associados” a Torres, mas sim para aqueles tinham como objetivo “toxicidade e discurso de ódio violento nas redes sociais”. Veja pronunciamento na íntegra:
“Sou uma grande fã de Fernanda Torres e foi maravilhoso conhecê-la nos últimos meses. Em meus comentários recentes, eu estava me referindo à toxicidade e ao discurso de ódio violento nas mídias sociais que infelizmente continuo a vivenciar. Fernanda tem sido uma aliada maravilhosa, e ninguém diretamente associado a ela tem sido nada além de solidário e extremamente generoso.”
'Emilia Pérez' tropeça entre promessas e ambições mal-executadas; ENTENDA
Fernanda Torres pede que não ataquem Karla Sofía Gascón
Esta não é a primeira vez que a atriz espanhola comenta sobre as críticas. Karla já chegou a comparar as críticas ao seu longa-metragem com o Holocausto, justificando que os posicionamentos negativos, que ela afirma serem “discurso de ódio”, foram o que deu início à Alemanha nazista.
Enquanto isso, Fernanda Torres publicou um vídeo em suas redes sociais afirmando que Gascón foi gentil com ela e pede aos brasileiros para não postarem comentários de ódio nas redes da espanhola.
As atrizes concorrem ao Oscar na categoria melhor atriz. Já "Ainda estou aqui" e "Emilia Pérez" disputam as categorias melhor filme e melhor filme internacional.