Flow: tudo sobre animação que pode desbancar Divertidamente 2 no Oscar
A animação concorre ainda com Ainda Estou Aqui na categoria Melhor Filme Internacional; veja mais sobre a produção que também levou um Globo de Ouro![Veja tudo sobre Flow, animação indicada em duas categorias do Oscar](https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2025/01/29/820x460/1_flow_banner-32577502.jpg)
O longa de animação “Flow” é um dos indicados à categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar e concorre contra o brasileiro “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. A animação também é uma das favoritas como Melhor Animação.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A história é contada inteiramente sem diálogos sobre um gatinho solitário, que tem seu lar destruído por uma grande inundação. Ele encontra refúgio em um barco habitado por diversas espécies, tendo que se juntar a elas.
Flow foi criado com um programa de animação 3D de código aberto (Blender) e utilizou um orçamento de pouco menos de US$ 4 milhões (cerca de 20 R$ milhões), valor muito abaixo do que os filmes animados de grandes companhias.
Previsto inicialmente para chegar ao Brasil dia 30 de janeiro, seu lançamento foi adiado para o mês seguinte. Veja tudo sobre a animação.
Flow: sinopse
O mundo parece estar chegando ao fim, repleto de vestígios da presença humana. O gato é um animal solitário, mas, quando seu lar é devastado por uma grande enchente, ele encontra refúgio em um barco com diversas espécies, e terá que se unir a eles apesar de suas diferenças.
No barco, navegando por paisagens místicas e transbordantes, eles passam pelos desafios e perigos da adaptação a este novo mundo.
LEIA MAIS | 5 animações emocionantes da Pixar para assistir
Flow: onde assistir
Flow estreia no dia 20 de fevereiro no Brasil, exclusivamente nos cinemas por enquanto. Ainda não há previsão nem confirmação se ele irá estrear em algum streaming posteriormente.
Flow: classificação e duração
O filme tem uma duração de 1h25min. Ele é voltado para o público infantil, por isso sua classificação é livre.
Flow: conheça personagens
O longa usa sons de animais reais e é contado sem presença de diálogos, portanto, sem dubladores. Na maior parte, eles se comunicam e se movem como os bichos, com linguagem corporal e miados, grunhidos, latidos e outros ruídos de criaturas.
A única exceção foi a capivara. Como os sons reais da capivara eram muito agudos e desagradáveis, a equipe usou os sons de um camelo bebê para interpretá-la.
Veja quais são os personagens:
- Gato
- Capivara
- Cão da raça Labrador
- Lêmure
- Pássaro
Flow: indicações no Oscar 2025 e premiações
O filme, dirigido pelo cineasta Gints Zilbalodis, venceu o Globo de Ouro de Melhor Animação no início do mês.
Assim ele se consolidou como concorrente direto de "Divertidamente 2", “Moana 2” e "Robô Selvagem" na disputa pela estatueta dourada do Oscar de Melhor Animação, além de concorrer também como Melhor Filme Internacional.
Além do Globo de Ouro, “Flow” recebeu duas indicações ao BAFTA, o “Oscar britânico”. Ele já venceu outros importantes prêmios da indústria, como Annecy, European Film Awards, Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles, Círculo de Críticos de Cinema de Nova York, National Board of Review e Associação dos Críticos de Cinema de Boston.
Flow: tem cena pós-crédito?
Atenção com os spoilers a seguir!
O filme tem sim uma cena pós-créditos que deixou o público que assistiu um pouco confuso sobre o que realmente aconteceu.
A animação propõe uma mensagem sobre companheirismo, destacando que o gato aprendeu a confiar nos outros animais e agora não estará mais sozinho como no início do filme. Mas ela também deixa claro que eles não estarão seguros para sempre.
“Achei que era apenas uma última cena bônus exibindo os incríveis efeitos visuais da água, mas há um motivo cíclico presente em todo o filme, então não ficaria surpresa se a inundação voltasse eventualmente”, escreveu um usuário no Reddit.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente