Oscar: relembre indicações do Brasil a Melhor Filme Internacional

Apesar da grande atenção que "Ainda Estou Aqui" está tendo no Oscar 2025, essa não é a primeira vez que o Brasil esteve na categoria Melhor Filme Internacional.

A tão aguardada indicação de “Ainda Estou Aqui” ao Oscar 2025 foi anunciada na manhã desta quinta-feira, 23. O filme do diretor Walter Salles recebeu indicação na categoria “Melhor Filme Internacional”. A indicação é a sexta de um filme brasileiro na história do prêmio.

Mas esta não é a primeira vez que o Brasil é indicado à categoria. Ao longo dos anos, o País já recebeu outras indicações, sendo uma das mais lembradas a de 1999 com o longa  “Central do Brasil”, produção realizada entre Brasil e França e também dirigida por Walter Salles.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os longas "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996) e "O Que é Isso, Companheiro?" (1998) são filmes produzidos totalmente no Brasil e indicados ao Oscar. Nenhuma das produções arrematou a estatueta. 

Confira | 'Oscar não é mérito, é concurso de popularidade': as chances de 'Ainda Estou Aqui', segundo a crítica Isabela Boscov

Já o longa "Orfeu Negro" (1960), uma produção entre Brasil e França, conseguiu levar a estatueta. Pelas regras antigas, entretanto, a premiação é registrada como francesa.

Em 1999, a produção estrelada por Fernanda Montenegro, "Central do Brasil", concorreu na categoria de “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Atriz” com a artista. A derrota de Montenegro para Gwyneth Paltrow ainda é comentada nas redes sociais por brasileiros, que a consideram algo amargo.

A categoria, na premiação que é a maior e mais importante de todas do cinema, existe desde 1948. No início, levava o nome de “Melhor Filme Estrangeiro”, mas em 2020 passou a ser chamado de “Melhor Filme Internacional” .

Oscar: Confira outras categorias nas quais o Brasil foi indicado

“Cidade de Deus” (2002) com certeza é marcante no cinema brasileiro e levou o País a ter grande destaque na edição de 2004 do Oscar. Na ocasião, o filme foi indicado a quatro categorias: “Melhor Direção”, “Melhor Roteiro Adaptado”, “Melhor Edição” e “Melhor Fotografia”. É uma das produções nacionais com mais destaque.

Leia também | Elenco da série 'Cidade de Deus' aborda diferenças entre novo revival e filme

Mas a primeira vez que o Brasil, no caso um brasileiro, esteve no Oscar, foi em 1945. Ary Barroso concorreu na “Melhor Canção Original”, com a música “Rio de Janeiro”. A faixa, no entanto, não estava presente em uma produção nacional, mas no filme “Brazil”, uma produção norte-americana.

Em 2012, brasileiros voltaram novamente a esta categoria e mais uma vez por uma produção norte-americana, a animação “Rio”. Dessa vez, Carlinhos Brown e Sérgio Mendes estavam concorrendo com a música “Real in Rio”, mas perderam para “Man or Muppet”, de “Muppets”.

Saiba onde assistir | Ainda Estou Aqui segue em cartaz em Fortaleza

“O Beijo da Mulher-Aranha” é um filme de coprodução Brasil - Estados Unidos. Ele foi indicado a quatro categorias, como a de “Melhor Filme”e “Melhor Diretor”, para o brasileiro “Héctor Babenco”. Apesar do elenco com nomes brasilerios, como Sônia Braga, a que o filme venceu foi de “Melhor Ator”, para William Hurt.

“Uma História de Futebol”, levou o País a estrear em na categoria de curtas, a de “Melhor Curta em Live-Action”. A produção passeia por alguns momentos da infância de Pelé, narrados por um amigo do famoso jogador de futebol.

Por falar em estreia em uma categoria, apenas em 2016 uma animação brasileira concorreu na categoria “Melhor Animação”, com o filme “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu. A produção perdeu a estatueta para “Divertidamente”.

A última vez que o Brasil esteve no Oscar antes de “Ainda Estou Aqui” foi em 2020, com a produção “Democracia em Vertigem”. O filme de Petra Costa foi indicado na cateogoria “Melhor Documentário”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

oscar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar