Oscar: Karla Sofia Gascón é a 1ª mulher trans indicada como Melhor Atriz
Protagonista do musical francês "Emilia Pérez", atriz espanhola traçou uma trajetória meteórica de Cannes ao Oscar. Indicação celebra uma trajetória de mais de 40 anos.Na manhã desta quinta-feira, 23, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os filmes e artistas indicados ao Oscar 2025, cerimônia que deve entregar seus troféus no dia 2 de março - domingo de Carnaval. Ao lado de Demi Moore, Mikey Madison, Cinthia Erivo e da brasileira Fernanda Torres, Karla Sofia Gascón se tornou a primeira mulher trans indicada ao Oscar de Melhor Atriz.
LEIA TAMBÉM | Oscar 2025: 'Ainda Estou Aqui' conquista três indicações; veja quais
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ela protagoniza “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard, história sobre uma ex-narcotraficante mexicana que precisa conviver com os males que praticou no passado. O elenco do filme conta também com Zoe Saldaña, também indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, Selena Gomes e Adriana Paz.
Nesta semana, a atriz esteve no Brasil para participar de sessões de pré-estreia do filme organizadas pela Paris Filmes. Nesta quarta-feira, 22, a atriz aproveitou para conhecer a cidade de São Paulo, incluindo pontos turísticos como o Parque do Ibirapuera, a Catedral da Sé, o Farol Santander, a Escadaria do Patápio e a Rua 25 de Março.
LEIA TAMBÉM | Carnaval 2025: Margareth Menezes, Xamã e Nação Zumbi são confirmados
Quando o filme estreou no 77º Festival de Cannes, em maio de 2024, ela também havia se tornado a primeira mulher trans a vencer o prêmio de atuação feminina no festival francês, entregue pelo júri da Greta Gerwig a ela em conjunto com as demais três atrizes de destaque na obra.
No palco do festival, ela declarou: “Este prêmio vai também para todas as pessoas trans, que sofrem todos os dias”.
Formada pela Escola de Cinema de Madri (ECAM), atua desde os anos 1980, participando de novelas, séries, peças de teatro e filmes, tendo trabalhado inclusive no México, país onde se passa a trama do seu novo filme. “Comecei minha carreira quando tinha 16 anos e agora tenho 52. Amo minha profissão. Amo atuar em todos os meios: o teatro é para respeito, a TV é para fama e o cinema é uma combinação”, ela disse em entrevista a W Magazine.
Indicações de Emilia Pérez
“Emilia Pérez” recebeu 11 indicações ao Oscar desse ano. Além de atriz, concorre como favorito na categoria de Filme Internacional, ao lado do brasileiro “Ainda Estou Aqui”, e ainda em Filme, Direção, Atriz Coadjuvante, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora Original, Fotografia, Montagem, Som e Canção Original. A campanha do filme está sendo organizada pela Netflix, que adquiriu os direitos do filme. “Emilia Pérez” chega aos cinemas brasileiros no dia 6 de fevereiro.