Oscar 2025: 4 filmes estrangeiros competem com 'Ainda Estou Aqui'; conheça

Aposta brasileira após o Globo de Ouro, o filme de Walter Salles está entre os indicados os Oscar deste ano. Veja lista

10:46 | Jan. 23, 2025

Por: Mariana Fernandes
Oscar 2025: sem 'Ainda Estou Aqui', veja os indicados a Melhor Filme Internacional (foto: The Academy)

Após dois adiamentos, os filmes indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional foram anunciados nesta quinta-feira, 23, com "Ainda Estou Aqui" entre eles. O filme de Walter Sales competirá com "Emilia Pérez", "A Garota da Agulha", "Flow", "A Semente do Fruto Sagrado". 

A entrega da premiação será realizada em 2 de março em Hollywood e terá o apresentador e produtor Conan O'Brien como mestre de cerimônia.

Confira a seguir os filmes internacionais indicados ao Oscar 2025.

Oscar 2025: indicados a Melhor Filme Estrangeiro

Emilia Pérez (França)

O controverso musical Emilia Pérez aborda a história de uma advogada que recebe uma oferta inesperada para ajudar um temido chefe de cartel a se aposentar de seus negócios e desaparecer para sempre.

A obra chega ao Oscar após levar quatro Globos de Ouro e liderar indicações ao Bafta.

A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha)

O filme alemão apresenta Iman, um homem recém-promovido a juiz de instrução, que luta contra a paranoia e o esgotamento mental em meio à agitação política em Teerã causada pela morte de uma jovem.

Quando sua arma desaparece, ele suspeita de sua esposa e suas filhas, impondo medidas severas que desgastam os laços familiares.

LEIA MAIS: Oscar: outro filme sobre a ditadura com Fernanda Torres já foi indicado

Flow (Letônia)

O gato é um animal solitário, mas quando seu lar é devastado por uma grande inundação, ele encontra refúgio em um barco povoado por várias espécies, e tem que se unir a elas apesar de suas diferenças. 

Ainda Estou Aqui (Brasil)

Lançado nos cinemas brasileiros em 7 de novembro de 2024, curiosamente no aniversário de Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva, Ainda Estou Aqui é mais uma obra marcante do diretor Walter Salles, conhecido pelo clássico Central do Brasil (1998).

O longa narra a história da Ditadura Militar no Brasil, ocorrida entre 1964 e 1985, pela perspectiva da família Paiva, com foco no desaparecimento do deputado e engenheiro carioca Rubens Paiva.

A Garota da Agulha (Dinamarca)

Uma jovem grávida e recém-desempregada luta para sobreviver em Copenhague após a Primeira Guerra Mundial. Ela é acolhida por uma mulher carismática para ajudar a comandar uma agência de adoção clandestina. As duas formam um vínculo inesperado, até que uma descoberta repentina muda tudo.

Flow