Ainda Estou Aqui vai ganhar Oscar? Principal agregador de críticas responde

Brasil disputa três categorias no Oscar 2025 com Ainda Estou Aqui. Premiação ocorre em 2 de março, durante o domingo de Carnaval. Vote no Melhor Filme

17:42 | Jan. 23, 2025

Por: Caynã Marques
Entre os filmes concorrentes à categoria de Melhor Filme do Oscar 2025, Ainda Estou Aqui se destaca com as melhores avaliações no Rotten Tomatoes (foto: Reprodução/ Sony Pictures)

Principal agregador de críticas, o Rotten Tomatoes tem dado destaque ao filme Ainda Estou Aqui, uma produção brasileira indicada a três categorias no Oscar 2025. Entre os filmes selecionados como Melhor Filme, o longa brasileiro possui nota maior.

Na principal estreia da noite, além do filme brasileiro, os outros selecionados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foram Emilia Pérez, O Brutalista, Anora, Conclave, Um Completo Desconhecido, Nickel Boys, Wicked, Duna: Parte 2 e A Substância.

A título de comparação, no Rotten Tomatoes, entre os últimos cinco vencedores do Oscar de Melhor Filme, apenas Parasitao vencedor de 2020 — possui uma nota superior à de Ainda Estou Aqui. O longo sul-coreano atingiu incríveis 99% de aprovação entre os críticos, com mais de 400 avaliações.

Oscar 2025: Ainda estou aqui é indicado em três categorias

Entre as expectativas esperadas, o filme brasileiro Ainda Estou Aqui e a atriz Fernanda Torres. Tanto a obra quanto um artista concretizaram suas nomeações.

Oscar: Karla Sofia Gascón é a 1ª mulher trans indicada como Melhor Atriz; CONHEÇA

O longa-metragem dirigido por Walter Salles foi elegível para oito categorias, mas conseguiu ser limitado em três delas.

Rotten Tomatoes: filme brasileiro lidera ranking entre os indicados ao Oscar 2025

Entre os 10 selecionados para a categoria de Melhor Filme, Ainda estou Aqui se destaca por ter as seguintes avaliações no Rotten Tomatoes: 95% entre os melhores críticos e 98% entre os espectadores.

Adversário do longa brasileiro nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, Emília Pérez tem o desempenho mais prejudicado no agregador de críticas, com apenas 76% de aprovação entre os críticos e 33% entre os espectadores.

Confira o ranking com as melhores notas do Rotten Tomatoes entre os melhores filmes segundo o Oscar:

  1. Ainda estou aqui (95% críticos/ 98% público)
  2. Anora (93% críticos/ 90% público)
  3. Conclave (93% críticos/ 86% público)
  4. O Brutalista (93% críticos/ 83% público)
  5. Duna, Parte 2 (92% críticos/ 95% público)
  6. Nickel Boys (90% críticos/ 78% público)
  7. A Substância (89% críticos/ 75% público)
  8. Wicked (88% críticos/ 95% público)
  9. Um completo desconhecido (80% críticos/ 96% público)
  10. Emília Pérez (76% críticos/ 33% público)

Rotten Tomatoes: a história do site

O Rotten Tomatoes foi fundado em 1998 por uma pequena equipe, composta majoritariamente por asiáticos-americanos. O site se destacou entre as startups emergentes da época, especialmente na década de 2000.

O objetivo inicial do site era bem distante da autoridade cinematográfica que representa hoje. E qual foi o filme que impulsionou tudo? A Hora do Rush.

Sean Penn elogia filme brasileiro e faz críticas ao Oscar; VEJA

O Rotten Tomatoes foi criado por Senh Duong como um hobby. Nascido no Vietnã, Duong é etnicamente chinês e morava nos Estados Unidos. Representação na tela era algo que ele valorizava profundamente. “Ver alguém como eu na tela, deliberadamente faz você se sentir mais aceito”, afirmou Duong em uma retrospectiva de aniversário do site.

Amante de filmes, especialmente de ação, Duong costumava ler resenhas para entender melhor o que esperar antes de ir ao cinema. Alguns de seus favoritos eram Jackie Chan e Jet Li.

O primeiro grande filme de Jackie Chan estreou nos cinemas americanos foi A Hora do Rush — e Duong, fã de longa data, ficou empolgado.

Ele começou a buscar críticas sobre o filme e lembrou que, na época, o único lugar onde encontrou várias resenhas reunidas era nas fotos promocionais. Foi aí que surgiu a ideia de criar um site para reunir avaliações.