Carimbó marca o último dia de Carnaval no Aterro da Praia de Iracema

Carimbó marca o último dia de Carnaval no Aterro da Praia de Iracema

Um dos ritmos mais tradicionais do Norte do Brasil, o carimbó ganhou um destaque especial na noite desta terça-feira, 4, no Aterro da Praia de Iracema

O último dia de Carnaval de Fortaleza foi marcado pela presença de um dos ritmos mais tradicionais do Norte do Brasil: o carimbó. O Aterro da Praia de Iracema foi palco para a celebração desse estilo musical antes do show de Gaby Amarantos, na noite de terça-feira, 4, animando os foliões e resgatando sentimentos de pertencimento entre os nortistas presentes.

Jean Odivaldo, natural de Belém, no Pará, expressou sua emoção ao ver o carimbó tocando na Cidade. "É um sentimento de alegria muito grande, pois estou em um lugar que não é o meu", afirmou, destacando sua conexão com a cultura nordestina.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ele se mudou para Fortaleza há dez anos em busca de trabalho e de uma vida melhor. “Mas eu fui abraçado pela Cidade e fiquei de vez”, completa Jean, que agora também considera Fortaleza sua casa.

Outro depoimento significativo veio de Rebeca Ramos, estudante de mestrado em Serviço Social na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Natural de Marabá, também no Pará, ela destaca a felicidade de fazer uma viagem no tempo por meio de sucessos como "No meio do Pitiú" e "A dança do carimbó".

“É muito nostálgico, porque eu cresci ouvindo essas músicas durante a infância e a adolescência toda”, relatou, emocionada ao ouvir o carimbó em Fortaleza. Há um ano na Cidade, Rebeca ainda apontou para a importância de ver sua cultura sendo valorizada em um lugar que a acolheu.

"É uma verdadeira viagem no tempo e uma alegria ver minha cultura ser valorizada na Cidade que me abraçou. Tudo isso é muito importante para nós que somos do Norte", concluiu.

Para ajudar a embalar o festival de emoções para nortistas e também para os foliões nativos, Gaby Amarantos realizou sua apresentação após anos em Fortaleza. Do palco, ela celebrou a imensidão do Carnaval na capital cearense e aproveitou para cantar sucessos próprios e de outros artistas, como Pavão Mysteriozo, de Ednardo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar