Mary, Rosemayre e Daniele, respectivamente
/ Crédito: João Filho Tavares
As chuvas características do mês de março deram uma pausa em Aquiraz, município do Ceará, neste domingo, 2.
Os foliões aproveitam a deixa para ocupar as barracas das principais praias da região: Iguape e Prainha ou curtindo entre amigos e familiares na Praia do Presídio.
Em Iguape, o cenário era de muita música e momentos em família. A trilha sonora variou do funk ao sertanejo, mas sem deixar de lado os clássicos carnavalescos da Banda Chiclete com Banana que agradaram ao público.
Por sua vez, as condições estruturais dos banheiros e de algumas barracas não foram satisfatórias, mas não acabaram com a alegria dos turistas. A cabeleireira Mary Sousa, 40 anos, foi uma das visitantes que se animou com o local mesmo diante dos desafios.
Mary diz que todo ano escolhe uma praia diferente para curtir o Carnaval com a família e amigos e dessa vez o destino foi Aquiraz. "Independentemente do ambiente, a gente sempre procura um lugar para se confraternizar. Sempre é uma praia que a gente escolhe. Esse ano, nós escolhemos o Iguape porque nosso amigo Mário tem uma casa aqui. É um ambiente tranquilo, arejado, que dá para trazer a família e se divertir com cuidado", ressaltou Mary.
Hits de Carnaval inspiram fantasias em Aquiraz
Para combinar com o espaço cheio de musicalidade, alguns dos brincantes escolheram fantasias inusitadas para o fim de semana. A cabeleireira Mary e sua família apostaram nas músicas de sucesso do verão carnavalesco para curtirem o feriado.
A fantasia deste ano foi escolhida tendo como inspiração um dos hits da folia em 2025, "Energia de Gostosa", de Ivete Sangalo. "A fantasia é personalidade própria, né? Energia gostosa, porque 'ela' não se acha, 'ela' é. Curto muito 'Ivetona', desde criança, desde o 'Arerê'", disse em referência ao sucesso de 1998 da cantora baiana.
Mary, Rosemayre e Daniele, respectivamente Crédito: João Filho Tavares
Também inspirada em um dos sucessos do verão, a música "Tu Xêra?", do cantor Marcynho Sensação, a auxiliar administrativa Daniele Milfont, 31, explica que escolheu a fantasia para "deixar o ambiente mais descontraído, com esse hit do Carnaval".
Indo para as fantasias mais tradicionais, a irmã de Mary, Rosemayre Sousa,39, é promotora de vendas e foi vestida de noiva. "Rapaz, a expectativa é grande de casar! Não, não, estou brincando. Todo ano, a gente compra os adereços para se fantasiar, entrar na folia e no clima de Carnaval", disse.
Bloquinho dos Pets
No Carnaval, a festa também é dos pets. Na Praia do Presídio, a médica Thamires Oliveira, 34 anos, fez questão de incluir seus cães na folia, aproveitando o domingo ao lado do namorado, Leandro, e de um grupo de amigos. Frederico, ou “Fred” para os íntimos, não desgrudou do amigo Tob e curtiu o dia protegido do sol debaixo de uma sombrinha improvisada.
Fred e Tob aproveitam o Carnaval na Praia do Presídio ao lado da tutora Thamires Oliveira. Crédito: João Filho Tavares
"Sempre costumo trazer eles para a praia. Eu vou com eles em qualquer viagem porque, como eu já trabalho muito durante a semana, quando é feriado e não estou de plantão, eu sempre os trago. E a gente acaba improvisando uma sombrinha, traz água e brinquedos para eles poderem aproveitar junto com a gente. Não é justo, a gente aproveitar e deixar eles em hotel ou sozinhos em casa", defende Thamires.
Traga sua própria barraca
Na praia do Presídio, outro grupo animado também chamou a atenção. Transportando as mesas, barracas e churrasqueira própria, o administrador de empresas Jardel Bezerra Teodósio, 38 anos, juntou familiares e amigos para um churrasco à beira-mar na Praia do Presídio.
Com aproximadamente 30 pessoas reunidas em uma única casa na região litorânea, eles tradicionalmente se organizam em um grande grupo nessa época do ano, com os destinos mais diversos:"A gente fica revezando, um ano vai para serra e no outro para praia, mas o churrasco nunca pode faltar, garante", enquanto o grupo conversava e ouvia axé das antigas.
Grupo de Jardel Bezerra aproveitou o feirado para visitar Aquiraz Crédito: João Filho Tavares
Prainha com shows e mela-mela
Na Prainha, a expectativa na tarde deste domingo, 2, era grande para o show do cantor baiano Saulo Fernandes, na principal avenida daquela localidade de Aquiraz. Um super palco foi montado e cerca de 200 pessoas trabalham na organização dos shows que acontecem todas as noites, com público estimado pela organização em até 15 mil pessoas por dia.
Poucos metros à frente, o tradicional mela-mela organizado para acontecer sempre das 14h às 17h era marcado pelos paredões, com destaque para a swingueira, mas sem esquecer do onipresente Bell Marques, que podia ser ouvido em todas as praias que nossa equipe visitou neste domingo, 2, no município do Aquiraz.
O mela-mela é um dos marcos do Carnaval em Aquiraz Crédito: João Filho Tavares
Aproveitando a tradição de comemorar o Carnaval de sujar os outros foliões, que remonta a Idade Média, e é uma das marcas dos festejos desse período no litoral cearense, a vendedora ambulante Stefany Martins, 33 anos, vendia sacos de goma com preços variando entre R$ 5,00 e R$ 15,00.
Pouco mais adiante, nas barracas de praia, a eletrotécnica Indiara de Oliveira Lima, 33, recarregava as baterias com a tia, antes de ir também para o mela-mela e para os shows da noite.
“As expectativas para o Carnaval estão a mil. Mais tarde a gente vem para a praça ver o show do Saulo. O look já está todo todo montado, preparado por mim mesma, todo artesanal, feito a mão. Eu costuro e faço miçanga mas o look de hoje é um top de bolinha. Sempre que dá eu venho aqui na Prainha curtir o Carnaval. Eu falo que é o meu quintal. Com um quintal desse não tem como resistir”, questiona.
Já a tia dela, Jocilene de Oliveira Lima, 57 anos, que mora em Iguatu e é agente comunitária de saúde, contou que 2025 é o segundo ano que passa o Carnaval na Prainha.
“É um lugar que eu adoro. Amo curtir o Carnaval e vou ficar até o fim. Vou já para o mela-mela e depois mais tarde curtir a noite toda. Em Iguatu, geralmente não tem Carnaval. Neste ano, até aconteceu uma festinha na praça ontem, mas não tem, normalmente”, disse.
Programação de Shows Aquiraz
Batoque - Rainhas da Farra, Day Melo e Banda Patrulha - 16h horas Prainha - Saulo Fernandes, Rainhas da Farra e Day Melo - 20h horas Iguape - Barões da Pisadinha, Rogerinho e Diego Facó - 20h horas