Mercado dos Pinhões: sábado de Carnaval com música, criatividade e animação
Chuva, mistura de ritmos e folia entre amigos marca o primeiro dia de Carnaval na Praça Visconde de Pelotas
A chuva foi intensa nas primeiras horas do sábado de carnaval, mas não impediu os foliões de aproveitarem cada música do Mercado dos Pinhões, no Centro de Fortaleza.
À tarde, os arredores da Praça Visconde de Pelotas receberam grupos de amigos e casais. Os ritmos se misturavam com o som da chuva batendo no chão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para a artista Xênia Silva, filme de terror também combina com Carnaval. Seu primeiro dia de festa foi caracterizada do personagem Nosferatu.

“Eu já curto o movimento gótico e o rock'n'roll, e adoro essa estética do filme Nosferatu. Como estou apaixonada por ele, quis fazer uma homenagem bem carnavalesca mesmo, mas acrescentando uma roupinha bem sensual, bonitinha, para poder dançar e curtir a folia”.
E acrescenta: “O Carnaval de Fortaleza, do Ceará e do Nordeste em geral, na verdade, é muito rico e tem a cara do nosso povo: extremamente excêntrico e original”.
Já Maira Silva, 31, apostou em acessórios e brilhos: fantasiada de verão, formava, ao lado das amigas, a representação das estações do ano.

Para ela, o Carnaval de rua de Fortaleza precisa ser vivido de todas as maneiras. “E nossa meta é: ‘faça chuva ou faça sol, estamos aqui, pulando o Carnaval’. Não pensamos, em nenhum instante, em desistir de vir por conta da chuva”, enfatiza a analista de dados.
O período também é para curtir a dois - e aproveitar para combinar fantasias. A contadora Gisele Vasconcelos, e o marido Rogério Almeida, publicitário, têm uma tradição: todos os anos, eles se produzem e curtem a folia do Mercado dos Pinhões.

Para o sábado, o casal escolheu se caracterizar de Lampião e Maria Bonita. O intuito, contam, foi homenagear as raízes nordestinas.
Rogério é de Barbalha e, por isso, o tema se tornou ainda mais especial. “Está enraizada na cultura, na vida dele. E aí resolvemos, esse ano, embarcar nessa brincadeira”, conta.
Rogério revela que tudo foi confeccionado de véspera. “Ontem à noite eu estava fazendo tudo, não podia deixar passar essa data sem nenhuma fantasia para vestir, porque afinal, o Carnaval é para ser celebrado", pontua o folião.
Já no final da tarde, quando a chuva deu uma trégua, o movimento pelo polo carnavalesco tornou-se ainda mais intenso.
Conheça as atrações de domingo, 2, no Mercado dos Pinhões
Mercado dos Pinhões
- Com: Manga Rosa, Rozângela Bandeira & Banda, Iracema Bode Beat e Banda Feed Semana
- Quando: às 15h30min
- Onde: Praça Visconde de Pelotas, s/n - Centro
- Gratuito
Com informações de Carolina Passos