Carnaval: chuva não afasta foliões dos principais blocos da Capital

Carnaval: chuva não afasta foliões dos principais blocos da Capital

Ao longo do sábado, O POVO acompanhou os blocos e a movimentação dos foliões no primeiro dia de festas

O amanhecer deste sábado, 1º, foi marcado por um cenário que se revezava entre um céu cinzento e fortes chuvas. Mas para quem conta os dias para o Carnaval, o tempo é um mero detalhe. Então, ainda pela manhã, o bloco Unidos da Cachorra deu início à programação do bairro Benfica.

O bloco desfila no Pré-Carnaval há mais de 20 anos, mas pela primeira vez saiu no Carnaval. Para isso, voltou ao bairro onde nasceu — tira o nome da rua Marechal Deodoro, antiga Rua da Cachorra Magra. Há anos, o Unidos da Cachorra desfila na Praia de Iracema. Para a estreia carnavalesca, retornou ao lugar onde nasceu.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Guarda-chuvas e capas tornaram-se parte do figurino. Mas, para alguns, água, suor e glitter se misturavam. E foi assim que o bloco, que começou a batucar nas imediações da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, seguiu pelas ruas do bairro até o restaurante Aquitanda.

Fantasias dos mais variados estilos, vendedores ambulantes e o grupo de integrantes do bloco vestindo laranja e verde compunham a cena, marcando presença e contagiando a todos com muita música e dança.

Entre eles estavam “As Molhadinhas”. E o nome não era devido à chuva. O bloquinho, na verdade, é formado por cerca de 25 senhoras que são amigas da hidroginástica. O traje era caracterizado pela blusa azul-marinho do grupo e diversos acessórios.

“A gente sempre acompanha o Carnaval. É um momento de alegria enorme para gente esquecer os problemas do Brasil e se divertir. E outra coisa, o Benfica é o melhor Carnaval de Fortaleza", destacou Thaisa.

Depois do cortejo do bloco Unidos da Cachorra, o público continuou a celebração com as apresentações no palco da Praça da Gentilândia. Fernanda Torres, indicada ao Oscar de Melhor Atriz pela performance em "Ainda Estou Aqui", foi presença na caracterização dos foliões. Em referência a uma fala da artista, a dupla Henrique Almeida, 33, e Lucas Santos, 28, se fantasiou de Pikachu.

"A gente está unindo duas coisas que gosta muito: o Oscar e o Carnaval. Ainda mais com o Brasil concorrendo", disse Henrique. As duas paixões do publicitário estão andando lado a lado, já que a premiação ocorre neste domingo de Carnaval, 2 de março.

Após 9 anos, o bombeiro militar Arthur França, 37, conseguiu folgar durante o Carnaval e aproveitou para curtir a festa com a esposa Teofilana Soares, 38, e os filhos Heitor, 8, e Maria, 2. "É a primeira vez que consigo vir com eles. Para mim é demais. Por isso é na chuva, é como for", afirma Arthur.

Já no período da tarde, a programação do Mercado dos Pinhões convidava para mais música e alegria. Aos poucos, e com a diminuição da chuva, os arredores da Praça Visconde de Pelotas recebiam cada vez mais grupos de amigos e casais.

Para a artista Xênia Silva, filme de terror também combina com Carnaval. Vestida de Nosferatu, disse que “quis fazer uma homenagem bem carnavalesca mesmo, mas acrescentando uma roupinha bem sensual, bonitinha, para poder dançar e curtir a folia”.

E completou: “o Carnaval de Fortaleza, do Ceará e do Nordeste em geral, na verdade, é muito rico e tem a cara do nosso povo: extremamente excêntrico e original”.

O período também é para curtir a dois - e aproveitar para combinar fantasias. A contadora Gisele Vasconcelos e o marido Rogério Almeida, publicitário, seguem a tradição de se fantasiar e de curtir no Mercado dos Pinhões.

Ontem, o casal foi de Lampião e Maria Bonita para homenagear as raízes nordestinas. Rogério revela que tudo foi confeccionado de véspera. “Ontem à noite eu estava fazendo tudo, não podia deixar passar essa data sem nenhuma fantasia para vestir, porque afinal, o Carnaval é para ser celebrado", pontua o folião.

Com informações de Alexia Vieira, Thays Maria Salles e Carol Passos

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar