Apesar da chuva e na ânsia pelo Oscar, veja como foi o primeiro dia do Carnaval no Ceará
Ainda que a chuva tenha implicado em menor movimentação para blocos de rua e, especialmente, para as praias, o folião cearense não se deixou derrotar completamente. Com capas e sombrinhas, fantasias e mela-melas, o Carnaval começou na Terra do Sol apesar do tempo
Se de alguma maneira nos convenceram que Carnaval e chuva não combinam, o Ceará prova o contrário. Oficialmente entrando na quadra chuvosa, o Estado reuniu foliões em praticamente todos os pontos centrais de festa.
É verdade, a maioria ficou longe de atingir a lotação de edições anteriores, mas ainda assim ficou firmada a veia festeira de um Ceará de todas as idades que ama e comemora a chuva.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em Fortaleza, por exemplo, o grupo de amigas Maira Silva, 31, atestou que "em nenhum instante" pensaram em desistir de carnavalizar no Mercado dos Pinhões neste sábado, 1º de março, devido às precipitações. Fantasiadas na temática meteorológica, as quatro apostaram nos acessórios para representar o verão, a primavera, as chuvas e a noite.

Sombrinhas e capas também preencheram o espaço daqueles mais desmotivados pelo clima de edredom. Na Praça da Gentilândia, nem mesmo um temporal impediria o bombeiro militar Arthur França, 37, de finalmente pular Carnaval com a família.
Marido de Teofilana Soares, 38, pai de Heitor, 8, e de Maria, 2, o profissional precisou plantonar nos últimos nove anos sempre nesse período. Com a folga inesperada, a solução óbvia foi comprar uma capa e seguir com a festa independente do clima.
E o que falar d'As Molhadinhas no Bloco Unidos da Cachorra, inaugurando o Carnaval no bairro Benfica? Provando que a Natureza também curte umas brincadeiras, o grupo de senhoras amigas da hidroginástica Piscininha Gentilândia ficaram genuinamente "molhadinhas" e prontas para curtir em um ambiente tão aquático quanto o usual.
A resiliência manteve-se durante o resto do dia. No começo da noite, quando realmente começa a esfriar, o desfile do Maracatu encheu a avenida Domingos Olímpio. A tradicional festa de resistência negra e de resgate das tradições e raízes africanas encantou o público e encerrou perfeitamente o primeiro dia de comemorações populares.
Primeiro dia de Carnaval: nas praias, chuva implicou em menor movimentação
Por outro lado, outros polos turísticos e carnavalescos do Estado sentiram mais os impactos das precipitações. Em Cascavel e Beberibe, a 57,01 e 67,97 quilômetros (km) de Fortaleza respectivamente, é seguro dizer que o Carnaval ainda não começou. Choveu muito e sempre, o que afetou os negócios locais.
O garçom Kelvin Regis, da barraca Palhoça Oceano, afirmou que o movimento ainda estava mais baixo do que o esperado, relatando que houve instabilidade de internet e energia, prejudicando o funcionamento do estabelecimento.

Em Aracati, a 151 km de Fortaleza, a chuva também parecia ser um problema. A movimentação foi baixa até a água dar uma trégua, decisão segura quando considerados os riscos de afogamento e de acidentes em praias durante condições climáticas desfavoráveis.
Mesmo assim, o pessoal se divertiu. Afinal, não é uma manhã nublada que vai impedir a família Bezerra de manter a tradição de 20 anos: reunir-se na praia da Majorlândia e aproveitar o litoral oeste cearense. Este ano, são 28 pessoas em uma única casa, incluindo crianças e idosos, alguns com cerca de 80 anos.
No momento que os foliões pegaram o gosto pelas danças e pelo mela-mela, nem a enxurrada que veio com a noite impediu a procissão de trios elétricos, ainda que a dificultou.
Na Hollywood, alameda turística com lojas e restaurantes de Aracati, a movimentação foi intensa, ainda que os visitantes tenham procurado o abrigo dos comércios.
Primeiro dia de Carnaval: Fernanda Torres "totalmente aclamada" em fantasias
Marcado para a noite de amanhã, 2, o Oscar talvez nem tenha ideia do quão mobilizado o Brasil realmente está pela premiação deste ano. Com Fernanda Torres concorrendo à Melhor Atriz, décadas depois do pioneirismo de Fernanda Montenegro, ela é o assunto do Carnaval — e não apenas em Fortaleza.

Em Olinda (PE), Fernanda Torres ganhou um dos maiores reconhecimentos da cultura popular: virou um gigantesco boneco de Olinda. A obra a imortaliza segurando o Globo de Ouro 2025 de Melhor Atriz, com a tradicional vestimenta preta que a artista tem desfilado nas passarelas.
Do lado de cá da divisa, os foliões torceram por Fernanda na Gentilândia, vestidos de Pikachu ou com blusas personalizadas. "Isso é o auge da fama no Brasil: virar fantasia de Carnaval", contou Fernanda Torres aos estrangeiros no Festival Internacional de Cinema de Santa Barbara, ao receber o Virtuoso Award no começo de fevereiro.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente