Foliões de todas as idades festejam ao som de hits baianos no Benfica

Foliões de todas as idades chegam na Praça João Gentil para curtir a terça-feira de Carnaval. Confira o que encontrar no Carnaval do Benfica

15:45 | Fev. 13, 2024

Por: Évila Silveira
Foliões vão chegando devagar enquanto a banda Batuque de Mulher inicia as festividades da terça. (foto: Vitor Magalhães/ O Povo)

A programação da terça-feira de Carnaval no bairro Benfica começou com o público chegando aos poucos na praça João Gentil. Enquanto a banda Batuque de Mulher inicia as festividades, os foliões vão se aproximando.

Quem estava presente já se animava ao som do DJ Adrian Brasil com diversos hits aclamados. Amor de Quenga (Pablo Vittar); Ombrin (Marina Sena), Voando pro Pará (Joelma) e Envolvimento (MC Loma) estão entre as músicas populares que mais fazem o pessoal se movimentar na praça.

A Orquestra Solar de Tambores também promete animar a tarde no polo.

Fantasia chama atenção dos foliões no Benfica

Anderson Ribeiro, brincante há 30 anos confeccionou uma fantasia que critica a Taxa do Lixo, imposto pago na Capital cearense para custear a coleta domiciliar de resíduos sólidos.

A roupa mostra o contribuinte em uma caixa de lixo carregada por um gari. "Está sendo cobrada pelo segundo ano consecutivo e a cidade continua suja", reclama.

Ele faz parte do "Bloco dos Sujos" que é caracterizado "pela crítica social e pela fantasia criativa do povão". "O sujo é aquele que não está credenciado", afirma Anderson.

A fantasia de “Taxa do Lixo” chamou a atenção dos foliões no Benfica. Todo mundo que passa quer tirar foto! Veja o momento:

 

Carnaval no Benfica: Dupla “Inimigas do fim”

Lucia Teixeira, funcionária pública e prestes a fazer 70 anos está curtindo o último dia na folia de Fortaleza.

E ela não veio sozinha! Sua vizinha, Terezinha Coelho, guia de turismo aposentada, a acompanha na folia. Aos 65 anos, ela se diz animada, mas assume que a vizinha é a mais vibrante da dupla.

"Nem chuva, nem calor impedem a gente de brincar. Quando a gente quer brincar, com responsabilidade e na paz, nada nos impede", reforçam as amigas.

Elas carregam leques, água, salgadinhos e outros itens para festejar mais um dia de Carnaval bem hidratadas e com segurança para se fazer presente nas festividades futuras.

No Benfica, Carnaval é recomeço

Adriana Montenegro, 57, é funcionária pública e também curte o último dia de Carnaval com amigos na Praça da Gentilândia, no polo do Benfica.

Num dia de sol e chuva que se conta a lenda do "casamento da raposa", Adriana saiu vestida de noiva. "Nada para a gente, porque Carnaval é vida. Desde criança meu pai me ensinou a curtir o Carnaval todos os dias", afirma.

Ela conta que tem várias fantasias além da de noiva, mas revela o significado da que escolheu para esta terça: "Essa de noiva é um recomeço, representa uma nova vida".

 

Hits baianos predominam no Benfica

Andrea Lima de 49 anos curte o Carnaval do Benfica ao lado do seu parceiro Rafael Moreira de 42 anos. A empreendedora aproveita para fazer uma renda extra vendendo adereços carnavalescos.

Ela conta ter passado a maior parte do carnaval no Benfica e diz que as músicas que dominam são os clássicos baianos. "As músicas baianas mais antigas, É O Tchan, Araketu, músicas mais clássicas e aquelas de carnaval. Macetando (de Ivete Sangalo), que achei que ia bombar aqui, quase não tocou", conta.

Adriano diz que o clima de sol mesclado com chuva é superado pela vontade do povo de estar no Carnaval. "Se esconde e depois sai", diz.


Com informações do repórter Vitor Magalhães/O POVO