Afoxés celebram a fé nos orixás no último dia de Carnaval na Domingos Olímpio

As apresentações nesta terça-feira, 13, na avenida Domingos Olímpio foi marcada pela presença dos afoxés

Os afoxés iniciaram a programação do último dia de Carnaval na avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza. Nesta terça-feira, 13, quatro afoxés se apresentam: Acabaca, Alakayê, Odalá e Omõrisá Odé.

A segunda apresentação pela avenida foi do afoxé Alakayê que levou um enredo sobre a força da fé em Ogum. A apresentação teve alas representando o culto original em Ogum e as profissões ligadas ao orixá dos metais, como médicos, enfermeiros e militares.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A vice-presidente do afoxé, Rebeca da Justa, explica que as bandeiras da paz, da equidade racial e respeito à sexualidade são algumas das trazidas na apresentação.

"Ogum é um grande guerreiro, mas é um guerreiro das pessoas. Então, quem tem fé em Ogum consegue chegar aos seus objetivos", afirma Rebeca.

O afoxé Oxum Odolá homenageou Igbu, o pescador. "Igbu é o Oxóssi que vive no fundo da lagoa. Nesse festejo estamos comemorando essa família de Oxóssi e Oxum", explica Mestre Hugo Costa.

O evento contou com a seguinte programação: Afoxés e Escolas (Afoxé Acabaca, Afoxé Ogun Alakayê, Afoxé Oxum Odolá, Afoxé Omõrisá Odé, Escola de Samba Barão Folia, Escola de Samba Corte no Samba, Escola de Samba Sambamor, Escola de Samba Tradição da Bela Vista, Escola de Samba Império Ideal, Escola de Samba Imperadores da Parquelândia e Escola de Samba Colibri); Dispersão: Baqueta Clube de Ritmistas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar