Carnaval 2024: com sol, foliões aproveitam penúltimo dia de festa nos Pinhões

De maneira tímida os foliões chegam para aproveitar o penúltimo dia de festa no Mercado do Pinhões

Nesta segunda-feira de Carnaval, 12, um dos pólos oficiais da folia em Fortaleza, o Mercado dos Pinhões, registrou um movimento ainda fraco por volta das 16h30min. Os foliões chegavam de forma tímida para curtir a programação do local e a chuva que fez parte da festividade nos últimos dias deu lugar ao sol.

Alan Morais e Banda foi a primeira atração da festa. Entoando marchinhas e músicas carnavalescas, o grupo fez os poucos brincantes dançarem e deu o ponto inicial a diversão no espaço.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Dentre os foliões presentes Humberto Mota, 58. Morador do Dionísio Torres, ele veio ao lado da esposa Cristiane Brandão, 57. O servidor público optou por uma fantasia de "Faraó", enquanto a companheira usou adereços coloridos.

Mesmo com o calor que se propagava no espaço, ambos dançaram juntos, alheios ao sol. "É melhor (o sol) que a chuva. Sábado eu nem consegui vim (por conta das precipitações)", diz o brincante.

Já Imara Araújo, 22, escolheu ficar embaixo de uma árvore, próxima ao palco, para escapar do sol. Apesar disso, ela contou que o clima um pouco mais quente faz jus a festividade.

"Tá um clima bom pra curtir o carnaval. E se chover a gente se molha também", disse rindo.

A ajudante geral veio ao lado da namorada Talia Sousa, 23, que divide uma opinião parecida com a da companheira: "Eu gosto mais de frio, mas pra brincar assim eu prefiro o sol". Imara veio usando uma máscara enquanto Talia usou uma fantasia de coelha.

Outra roupa carnavalesca que chamou a atenção foi a de Luiz Regadas, 45, que estava vestido de bispo. De acordo com o blogueiro, o calor não foi um impedimento para que ele usasse a vestimenta, pois o importante é "estar com saúde para poder brincar".

Além disso, segundo conta, a escolha pela roupa é um recado para aqueles que dizem que não se deve "brincar no Carnaval". "É importante brincar, mas também é importante ter consciência política e de classe", disse.

Foliões curtem o penúltimo dia de Carnaval no Mercado dos Pinhões
Foliões curtem o penúltimo dia de Carnaval no Mercado dos Pinhões Crédito: Yuri Allen/ O POVO

Para o casal Gabriela Cruz, 32, e Luis Wallace, 33, o critério da fantasia foi "ir combinando". Ambos foram vestidos de Mário, o famoso personagem de jogos eletrônicos. "(O calor) Comparado ao que foi semana passada tá bem melhor (...) Mas continua quente", ponderou o bancário.

Para ajudar os foliões a lidarem com o calor, uma marca local fez uma ação, distribuindo água e leques de forma gratuita. "Tanto pelo calor como pelo excesso de bebida a gente achou importante promover essa redução de danos", aponta Hadji Aires, que atua no marketing da loja.

Música do Carnaval 2024

Pouco depois das 18 horas a sensação térmica já havia sido substituída pelo calor humano. Foliões lotavam o espaço, dançando no ritmo do Grupo Samba do Zé, que tocou músicas brasileiras como "Eu quero é botar meu samba na rua", "Maluco beleza" e "A luz de tieta".

No geral, as duas primeiras atrações apostaram em musicas tradicionais do período, como frevo e maracatu, além de sambas, composições autorais e clássicos de músicos da terra, como Fausto Nilo.

Nos intervalos, contudo, DJ Alan Porã fez o público dançar com músicas que estouraram recentemente, como "Macetando", de Ivete Sangalo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

carnaval 2024 fortaleza mercado dos pinhoes folia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar