Carnaval 2024: animação marca segunda-feira de Carnaval no Benfica

Com grupos se apresentando desde 13h, a segunda-feira de Carnaval foi de muita animação na Praça João Gentil com foliões fervorosos

A segunda-feira de Carnaval, 12, começou animada na Praça João Gentil, no Benfica, em Fortaleza. A partir das 13h, os primeiros foliões já se encontravam de maneira dispersa com intuito de se proteger do sol.

CLIQUE AQUI para seguir o novo canal com as últimas Notícias do O POVO no WhatsApp

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A primeira banda a se apresentar foi Duas Doses de Música e Os Tiragostos que despertou a agitação dos foliões. Mesmo após o fim da apresentação, o público pediu o retorno dos integrantes ao palco, onde prosseguiram por mais alguns minutos.

 

Pouco após das 14 horas, a banda Como Raul Já Dizia subiu ao palco, tocando músicas do finado Maluco Beleza. O público já estava maior, mas ainda longe da lotação dos dias anteriores.

A concentração das pessoas, no entanto, era grande. Uma faixa de sol intensa bem em frente ao palco deixou grande parte do público, salvo alguns mais corajosos, curtindo nas laterais da praça, onde as árvores forneciam sombra.

Mesmo com menos pessoas, a animação de forma alguma era menor. O público, como é típico deste polo, é formado majoritariamente por pessoas mais jovens. Ainda assim, não raro se encontrava famílias inteiras curtindo a folia.

Apetrecho bastante utilizado no Carnaval

Pessoas de várias idades apostaram em um acessório específico: as cadeiras de praia. Sozinhas ou em pequenos grupos, os assentos dobráveis serviram tanto para proporcionar um pouco mais de conforto durante o dia, quanto garantiram um lugar para descanso após dançar por horas.

 

Aumento de foliões a partir das 16 horas

Conforme a tarde avançava, a praça gradualmente enchia. Às 16 horas, o público estava comparável ao observado nos dias anteriores. A área próxima ao palco, que no começo da programação estava vaga, já se encontrava completamente tomada por foliões a esta altura. 

Emoção de festejar o Carnaval em Fortaleza

A cantora Lorena Lyse, natural de Fortaleza, expressou com emoção como foi cantar no palco do Carnaval do Benfica e ainda utilizar o mesmo palco para apresentar a verdadeira cultura carnavalesca dentro da capital cearense.

"Eu fico muito louca quando alguém ainda diz que Fortaleza não tem Carnaval, sabia? Faz pelo menos 16 anos que eu não saio do Carnaval de Fortaleza trabalhando, entendeu? Cantando, caindo no meu axé, nos meus maracatus", ressaltou, destacando sua importância.

Ao ser perguntada pelo O POVO sobre qual seria a cara do Carnaval de Fortaleza, ela respondeu:

"Fortaleza já existe há muito mais do que esses dezesseis anos que eu passo aqui. Os maracatus estão na avenida há muito tempo, décadas então, assim, sempre existiram esse Carnaval. Hoje as pessoas estão se empoderando, né?", salientou, associando a imagem do Carnaval ao empoderamento. (COLABOROU CAYNÃ MARQUES / ESPECIAL O POVO)

Homenagem e emoção

A apresentação do bloco Luxo da Aldeia foi marcada por um momento inesperado. Ednardo - homenageado da Prefeitura no Circo Carnavalesco este ano - subiu ao palco e cantou com a banda. O público se emocionou intensamente quando o cantor e o grupo interpretaram Terral, de autoria de Ednardo, e que origina o nome do grupo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Carnaval Benfica Fortaleza Festa Praça João Gentil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar