Carnaval de Olinda: quem será homenageado pelos bonecos gigantes
O Encontro de Bonecos Gigantes de Olinda está na sua 35° edição e acontece nesta terça-feira, dia 13, marcando o fim do Carnaval; confira
08:00 | Fev. 12, 2024
A 35° edição do Encontro de Bonecos Gigantes da cidade de Olinda acontece na terça-feira gorda, dia 13 de fevereiro, no encerramento do Carnaval e homenageará alguns nomes que fazem parte da produção.
O evento surgiu em 1987 e virou uma tradição anual, que ocorre sempre nas terças de Carnaval, como uma forma de despedida da folia e de homenagear vários nomes com os grandes bonecos.
Bonecos de Olinda: homenageados
Os homenageados deste ano no Encontro de Bonecos Gigantes da Olinda são:
- o artista plástico Silvio Botelho, criador do personagem Menino da Tarde, símbolo do evento;
- Ernani Lopes, que encomendou o boneco; e
- "O Elefante de Olinda", troça carnavalesca.
"Essa homenagem é fruto de um trabalho de 35 anos, com vários registros e episódios fantásticos, graciosos e líricos, de um Carnaval que interagia com o povo e o povo com os bonecos", disse Botelho para a Folha de Pernambuco.
Em 2024, o Menino da Tarde completa 50 anos e foi o primeiro boneco produzido por Silvio Botelho. "O Menino da Tarde, para mim, é um símbolo. Ele é um amuleto. Foi onde tudo começou, tudo deu certo e a coisa começou a funcionar bem e fez Olinda ser a pátria dos bonecos gigante. Tudo começou aqui."
De rei Charles a Ayrton Senna: quem são as personalidades dos Bonecos de Olinda
Além dos homenageados, os bonecos de Olinda sempre trazem personagens do conhecimento popular e principalmente da política.
Neste ano, novas personalidades fazerão parte do desfile, como o presidente da Argentina, Javier Milei, e o rei Charles III, do Reino Unido. O boneco do piloto Ayrton Senna também será repaginado.
Leandro Castro, criador e produtor da Embaixada dos Bonecos Gigantes, disse ao g1 Pernambuco que Milei e o rei do Reino Unido vão desfilar ao lado de vários outros nomes da política mundial, como o ex-presidente dos Estados Unidos e atual pré-candidato à presidência pelo Partido Republicano, Donald Trump, e o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un.
No entanto, neste carnaval nem o presidente Lula (PT) nem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vão ganhar bonecos e desfilar pelas ruas de Olinda. A primeira vez que isso aconteceu foi no ano passado devido a polarização política que o País vive.
Além disso, Castro revelou que produzirão o Homem-Aranha e personagens do Mundo Bita. "A gente ouve muito as crianças. A gente tem o Hulk, o Batman... E um monte de garotinho cobrando: 'Por que não o Homem-Aranha?", afirmou.
Encontro de Bonecos Gigantes da Olinda: programação
O encontro começa às 9h30min da terça-feira, 13 de fevereiro, com o show de Geraldinho Lins e Gilka Brechó no palco. Às 10h30min, acontecem as homenagens. O desfile dos bonecos está programado para começar às 11 horas.
Neste ano, o desfile contará com 100 bonecos e partirá do Largo do Guadalupe. Confira o trajeto completo:
- Largo do Guadalupe
- Rua Nossa Senhora de Guadalupe
- Largo do Amparo
- Quatro Cantos
- Rua Prudente de Morais (trecho)
- Rua Bernardo Vieira de Melo
- Rua de São Bento
- Em frente à Prefeitura de Olinda
- Rua Quinze de Novembro
Turismo em Olinda: VEJA o que visitar na cidade pernambucana