Em tom de sátira, foliões do Benfica manifestam anseios políticos no Carnaval

Críticas a Bolsonaro, saudações ao PT e insatisfação com o prefeito de Fortaleza. Os foliões do bairro universitário usaram da criatividade para manifestar anseios políticos

Suor, calor, beijos e muita criatividade tomaram conta do segundo dia de Carnaval neste domingo, 11, na Praça da Gentilândia.

Situada no bairro universitário de Fortaleza, o Benfica deu espaço também para manifestações políticas por meio de fantasias. Críticas e sátiras às gestões atuais e antigas deram tom à brincadeira.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No meio da multidão, era possível ver diversas pessoas vestidas de vermelho, com símbolos do PT ou em referência ao comunismo.

A professora de história, Tairis Rodrigues, 36 anos, era uma das brincantes que estavam fantasiadas de "comunista safada".

"É o que tenho para minha vida: acreditar numa sociedade mais justa, em que todo mundo tenha oportunidade. É isso que levo para minha profissão também", explica. Já em uma das calçadas nos arredores da praça, a publicitária Ana Paula de Sousa, também de 36 anos, foi de "petista safada". Ela contou que sua fantasia é uma forma de celebrar.

"A gente passou quatro anos em um governo completamente opressor e eu sempre fui de esquerda. Todo mundo diz que petista é safado, então, vim de petista safada".

O desabafo da foliã é alusivo ao governo anterior, comandado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-chefe do Executivo nacional, por sua vez, não foi esquecido pelo público da Gentil.

Alvo de uma operação da Polícia Federal, ele foi lembrado por carnavalescos que usavam uma tiara com os dizeres: "Toc, toc, toc", meme protagonizado pela ex-deputada Joice Hasselmann, e um distintivo da PF.

Iracema Machado, 49, era uma das pessoas que utilizavam os adereços neste domingo. Para a assistente social, é uma "expectativa grande que Bolsonaro seja preso, por conta de todas as atrocidades que fez durante sua gestão". E completa: "estou usando uma forma lúdica de protestar".

No outro lado da Praça da Gentilândia, na rua Waldery Uchôa, o desejo de Iracema era compartilhado pelo servidor público Sérgio Monte, de 49 anos. "Estou esperando ansiosamente que essa PF bata na porta do Bolsonaro".

Já a fotógrafa Naiara Moura, 20 anos, usava uma placa com a frase de uma promessa feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "No meu governo, todo mundo vai namorar".

A brincante conta que sua fantasia é também uma crítica à gestão anterior. "Minha fantasia é para mostrar ao governo do Bolsonaro que a gente pode, sim, beijar quem quiser; e que podemos, sim, namorar", explica.

Com um vestido com a estrela do Partido dos Trabalhadores, a dona de casa Ângela Pereira, de 74 anos, foi parada por diversos foliões para tirar fotos. Acompanha de outras quatro mulheres da sua família, ela usava uma placa com o texto "macetando o Bolsonaro" e segurava um boneco de Lula.

A frase é alusiva a uma das promessas para hit do Carnaval 2024, a música "Macetando" da cantora Ivete Sangalo em parceria com a também cantora Ludmilla.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), não passou despercebido pelo público. A advogada Denise Falcão, 40 anos, é casada há 16 anos com Niobe Raposo, 50 anos, web designer. Neste ano, elas foram curtir o Carnaval na Praça da Gentilândia manifestando insatisfação com a atuação da Prefeitura.

Vestida de agente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Falcão estava ao lado da companheira fantasiada de "semáforo quebrado". No look, os dizeres: "Sinal quebrado. É coisa nova, foi a prefs que fez", em referência ao slogan da gestão Executiva municipal.

"É uma crítica ao governo do prefeito José Sarto, a gente resolveu fazer essa fantasia. Com as chuvas desses dias, então, vimos vários semáforos quebrados. A cidade toda está assim, infelizmente", conta a web designer.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Carnaval Praça da Gentilândia Benfica foliões política sátira PF Bolsonaro carnaval 2024

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar