Carnaval 2024: veja como foi o segundo dia de festa no Benfica
Programação musical na Praça da Gentilândia conta com shows de Samba de Odé, Maracatu Solar, Anderson Monteiro e Banda, Banda Brasilis, Os Alfazemas e DJ Bruna Queiroz
16:52 | Fev. 11, 2024
Na Praça da Gentilândia, os foliões chegaram cedo, antes das 15 horas, para aproveitar toda programação musical do polo carnavalesco. O espaço recebe neste domingo, 11, shows de Samba de Odé, Maracatu Solar, Anderson Monteiro e Banda, Banda Brasilis, Os Alfazemas e DJ Bruna Queiroz.
O polo carnavalesco contou com a presença de muitos foliões fantasiados e animados para curtir a festa. O casal Fehllipo Fernandes, professor do Município de Fortaleza, e Cássia Rock, farmacêutica, escolheram uma referência do universo geek/nerd para se fantasiarem neste domingo: Star Wars.
“Eu sou professor e sempre faço alguns projetos na minha escola. Esse ano eu ia fazer um sobre Star Wars, mas não deu certo. Já que não deu certo, decidi trazer para o Carnaval”, explica Fehllipo.
Mesmo com calor, o professor conta que optou pela diversão de fantasiar-se porque é “um incentivo à leitura, gibis e linguagens”.
Cássia, que é noiva de Fehllipo, foi a responsável por apresentar Star Wars para o professor. “Fui eu quem apresentei o universo do Star Wars para ele. Somos noivos e a gente brinca que o baby Yoda é o nosso filho”, diz a farmacêutica.
"Fazer a comédia acontecer"
Quem também chamou atenção no polo Benfica foi a turma do bloco Unidos da Cachorra. Vestidos com perucas tipo chanel coloridas e bóias de piscina no corpo, os amigos foram responsáveis por dar cor à Praça da Gentilândia.
Andreia Teixeira, quem organizou as fantasias dos amigos, conta que planejou looks que chamassem a atenção para causasse impacto na multidão. “A gente é do Bloco Unidos da Cachorra e resolvemos juntar a galera que ia ficar aqui em Fortaleza neste Carnaval para fazer a comédia. Vamos sair, então vamos ‘botar pra lascar’”, brinca.
"A gente pesquisou e encontrou essa ideia da boia, maiôs e peruca. Nós alugamos um trenzinho e chegamos aqui juntos”, conta a organizadora.
Para Andrea, o Carnaval é o momento mais importante do ano: “Para a gente é a melhor festa, nos preparamos o ano inteiro. Nosso foco enquanto bloco é o Pré-Carnaval, ensaiamos muito e nos apresentamos nos quatro finais de semana antes da festividade”.
Masha e o Urso
Outro folião que apareceu pela Praça da Gentilândia para aproveitar o segundo dia de Carnaval em Fortaleza foi Felipe Machado, que optou por usar uma fantasia do desenho animado “Masha e o Urso”.
“Eu usei a fantasia pela primeira vez por causa da minha sobrinha, que assistia ao desenho. Minha esposa sugeriu que eu me vestisse assim para aproveitar o Carnaval. Eu não queria, mas acabei aceitando”, afirma Felipe.
Este é o quinto ano consecutivo que o jovem usa a mesma fantasia na festividade: “Ela faz um sucesso porque todo mundo conhece… mãe, tia, pai…”.
“Eu acho que Carnaval é um período de extravasar e viver realmente um personagem, ser outra pessoa. Eu me fantasio porque facilita a comunicação entre as pessoas”, destaca.
Poseidon e Ariel
Vestidos de Poseidon e Ariel, o casal Douglas Sales e Heinsey Frazão também fantasiou-se para curtir o Carnaval no polo Benfica. “Eu que confeccionei (as fantasias) porque sou estilista e cabeleireiro. Eu fiz tudo e escolhi também essa ideia de Ariel e Poseidon”, conta Douglas, vestido de Ariel.
“Para mim aqui (Benfica) tem o melhor Carnaval porque eu me sinto mais seguro, venho de fantasia…. sinto como se estivesse no Carnaval de Recife”, destaca.
Heinsey é natural da cidade de Natal e está pela segunda vez aproveitando o Carnaval de Fortaleza. Ele ressaltou o que pensa sobre a festividade aqui no Ceará.
“Fortaleza é uma cidade bem maior que Natal, e eu acho a diversidade daqui fantástica. Aqui na Gentilândia, o pessoal abraça demais a cultura e você se sente seguro para ser quem você é, seja hetero, gay, bi…. É seguro pra você se fantasiar e brincar”, comemora Poseidon.
Mario e Luigi
O casal Hellen Dantas e Luana Gorniano combinou as fantasias dos personagens de videogame Mario e Luigi. Uma amiga também as acompanhou na alegria do Benfica.
“Desde sexta-feira de Carnaval que a gente está na folia. Hoje a gente chegou aqui às 15 horas e viemos para ver Os Alfazemas, diz Hellen.
“Estamos buscando o melhor de cada polo e a gente elegeu o Benfica para vir hoje. A gente se programa bem antes com as fantasias. Para o próximo ano, já estamos tendo ideias”, destaca.
Para ela, Carnaval é um período de “não ter preocupação”: “A gente vem para brincar, se divertir e não ter preocupação”.
Luana acrescenta que a cara do Carnaval do Ceará é “animação” e a “vaia cearense”, brinca a foliã enquanto faz a vaia.
Caverna do Dragão
Quando as fantasias do polo Benfica já impressionam a todos pela criatividade, a turma de Anelise Rocha chegou para surpreender ainda mais quem aproveitava a festa.
Vestidos como personagens do desenho animado “Caverna do Dragão”, o grupo foi parado por diversos brincantes que pediram para fotografar junto aos heróis.
Anelise, a idealizadora das fantasias, destaca: “Todo ano nosso grupo de amigos se junta e bolamos a fantasia. Todos gostam e aceitam a ideia. A gente ama se fantasiar e vir aqui para a Gentilândia, que nos lembra muito Olinda”.
“A escolha do nosso tema esse ano fez com que a gente pudesse incluir o filho dos nossos amigos também. A gente vem para a Gentilândia porque é muito a cara do Carnaval na cidade”, conclui Anelise.
As Patricinhas de Beverly Hills
Trazendo referências das “As Patricinhas de Beverly Hills”, comédia norte-americana de 1995, as amigas Ingrid Peixoto e Dadara Feijó montaram seus visuais com fantasias compradas internacionalmente.
“A gente ama ‘As Patricinhas de Beverly Hills’ e não sabíamos que estaria tão quente neste Carnaval. Viemos preparadas para só fotografar montadas e depois tirar tudo e ficar só de top”, brinca Ingrid.
Dadara completa: “Nossa fantasia está comprada desde dezembro em um site da China, ficamos torcendo para chegar a tempo”.
“Adoramos o Carnaval, mesmo no calor. Amamos brincar, se fantasiar e é um tempo para usar purpurina, sabe?”, afirma Ingrid.
Mônica da Shoppe
As patricinhas não foram as únicas a mencionar sites de compra chinês no Carnaval da Gentilândia. Vestida de “Mônica da Shoppe”, Carli Vânia Rodrigues conta que sua fantasia tem a intenção de brincar com o desenho animado de sua época e a nova “era digital”.
“Essa fantasia foi de última hora, é original. Hoje a gente tá em um movimento de que tudo tem que ser criativo e eu sempre gostei da Mônica. Então foi a personagem junto com o digital, que é a Shoppe”, explica Carli.
Ela, que tem 44 anos e trabalha em comércio, numa Ótica, declara: “Eu trabalho com Ótica e, por isso, estou com meu óculos enfeitado com os olhinhos da Mônica”.
Sobre os meios digitais, ela afirma que não é completamente adaptada. “Eu sou uma pessoa do passado e estou com um pouco de dificuldade de me relacionar com tudo isso que está acontecendo. É um processo muito louco que eu estou engatinhando pra poder acompanhar”, diz.
Laís Braga veio com duas crianças para aproveitar a festa carnavalesca no Benfica: sua filha e sobrinha. Para ela, é essencial dar experiências de diversidade social para as pequenas e o Carnaval na Gentilândia é uma oportunidade para isso.
As crianças, que estão vestidas de Ney Matogrosso e sereia brincam em meio aos foliões com muita alegria e no colo da mãe e avó.
“A ideia é fazer com que os pequenos também participem dessa festa. É muito bom essa vivência para elas de diversão e diversidade de culturas, gêneros, crenças. É uma mistura de todo mundo e de todas as cores, quero que elas participem disso porque é muito legal”, afirma.
Vovozinha e Chapeuzinho Vermelho
Provando que a melhor coisa do Carnaval é inovar nas fantasias, o casal Priscila Bandeira e João Bandeira vieram ao polo Benfica vestidos de "Vovozinha e Chapéuzinho Vermelho". A intenção da dupla é “mexer com o imaginário das pessoas”.
Juntos há quatro anos, a ideia do visual surgiu a partir de João, que já tinha a fantasia de Vovozinha. “Eu complementei minha fantasia com a do meu marido e arranjei a roupa de Chapeuzinho Vermelho”, conta.
“Essa história de Lobo Mau de Vovozinha mexe muito com a cabeça das pessoas”, conta João, que é complementado por Priscila: “O imaginário do pessoal vai ficar ativado quando verem a gente”.