Carnaval na Gentilândia segue cheio de fantasiados e dançantes
À tarde, a movimentação da praça João Gentil foi tranquila, mas o número de pessoas aumentou à medida que o céu escureceuO Carnaval na Praça João Gentil, popularmente conhecida como Gentilândia, conquistou foliões em meio à trégua das chuvas e a atrações musicais, como a banda Luxo da Aldeia, responsável pela finalização dos festejos. À tarde, a movimentação do local foi tranquila, mas o número de pessoas aumentou à medida que o céu escureceu.
Com o repertório mais aguardado da noite, a banda Luxo da Aldeia animou o público atento. “Tocar aqui nos traz uma energia diferente”, afirmaram os integrantes do grupo em interação com as pessoas, que cantavam e pulavam no chão da praça.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A foliã e professora Leuise Furtado, de 28 anos, veio com a família toda assistir ao show, mas esperava que o som estivesse mais alto, já que ela não pôde ficar tão perto do palco com a sua filha.
“Temos uma tradição de Carnaval. Meu pai me levava desde pequena e, hoje, eu trouxe minha filha de um ano fantasiada de unicórnio”, detalhou. Além da criança, o marido, o pai, a mãe e o irmão de Leuise acompanhavam o show com animação.
Uma das primeiras a chegar na praça foi a estudante de Psicologia Camila Mota, de 23 anos, que veio curtir a folia fantasiada de “Corote” junto com amigos de longa data, da época da escola. O grupo quase cancelou os festejos por causa das chuvas.
Durante a tarde, Fabiano Brandão e Banda brincaram com a situação chuvosa, para a alegria do público. “Se a chuva pensou que ia parar a gente, não parou não. E o frio foi com Deus”, comentaram no palco.
Fantasiada de “cowgirl do amor” e com uma maquiagem rosa, a socialmedia Bárbara Holanda, 33, contou que mal esperou a chuva dar uma trégua para começar a se arrumar. “Eu mesma me maquiei para combinar com a fantasia rosa. Aprendi a fazer a maquiagem no YouTube e peguei as inspirações no Pinterest para esse Carnaval”, detalhou.
A contadora Luciana Carine, 35, comentou que sempre vai à Praça João Gentil no Carnaval, mas que o fluxo de pessoas no ano passado estava o triplo do atual, segundo ela. “Mas como tem Luxo da Aldeia, isso aqui ainda vai lotar mais”, disse.
O vocalista do bloco Hospício Cultural, Charles Wellington, também curtiu a folia da Gentilândia, depois de se apresentar pela manhã no Benfica. Questionado sobre a chuva, o vocalista disse que não via problema em “agir de acordo com a natureza”. “Foi muito massa”, recordou.
A música que mais agitou o público na Praça João Gentil foi "Cadê Dalila", da cantora Ivete Sangalo, um ícone do Carnaval, que tocou ontem, 9, no município de Aracati. Os foliões abriram espaço durante a canção e correram de um lado para o outro em êxtase.
Já a cara do Carnaval na Gentilândia é representada por muito sorriso e maquiagens. Apesar de preocupações relacionadas às chuvas, os foliões deixaram os receios de lado e foram curtir a folia.
De Sobral a Fortaleza
O professor Matheus Salvany, 42, e a contadora Daniela Seles, 29, saíram de Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza, para curtir o carnaval na Praça João Gentil. Depois, a ideia é seguir para o Aterro da Praia de Iracema.
O casal saiu às 7 horas da manhã de Sobral, chegando por volta das 11 horas em Fortaleza, onde ficará até terça-feira, 13. Houve dificuldade na chegada à capital devido aos alagamentos causados pela chuva. “Pensei que o carro não ia passar”, disse Salvany.
“O Rio de Janeiro continua lindo”... e distante
O servidor público Luiz Augusto, 42, é natural da cidade do Rio de Janeiro e veio curtir o ciclo carnavalesco de Fortaleza. “Já tinha vindo à cidade, então aproveitei que tinha amigos aqui e vim conhecer um Carnaval diferente”, disse.
Augusto relatou, ainda, que notou diferenças no Carnaval de Fortaleza em relação ao carioca. A cidade alencarina tem mais “estrutura de shows” na sua visão. “No Rio, é muito mais de blocos de rua, com pessoas tocando instrumentos”.
E o “prêmio” de melhor fantasia vai para…
O desenho Thundercats marcou presença no Carnaval da Gentilândia por meio de um grupo de amigos que os eternizaram em fantasias elaboradas. “Nós nos preparamos o ano todo para o Carnaval, sempre usamos fantasias aqui na Gentilândia”, segundo o supervisor industrial João Duarte, de 45 anos.
“Em outros anos, já viemos de Branquelas e Avatar. Hoje foi Thundercats e amanhã vai ser Caverna do Dragão. A gente mesmo prepara as fantasias de acordo com os personagens que gostamos, e a filha de uma das integrantes do grupo é que faz as maquiagens da galera”, relatou o folião com animação.