Maracatu na Domingos Olímpio começa com desfiles e pouca gente nas arquibancadas
Por conta das chuvas, movimentação na avenida é amena, mas os desfiles seguiram. Houve registro de problemas no som na hora do desfile do Maracatu Solar
20:46 | Fev. 10, 2024
Depois de um dia chuvoso, com cores radiantes, batuques e reverências à cultura africana, o Maracatu chega ao Ciclo Carnavalesco 2024 no polo da Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza. Este ano, 14 grupos desfilam pela avenida neste sábado e no domingo.
Neste sábado, 10, se apresentam as agremiações Corte Imperial, Nação Pici, Rei Zumbi, Solar, Obalomi, Axé de Oxossi e Leão de Ouro, com dispersão do bloco Camaleões da Vila. No domingo, 11, chegam a avenida Rei de Paus, Az de Ouro, Vozes da África, Nação Fortaleza, Nação Baobab, Nação Iracema e Nação Palmares com dispersão por conta do bloco Unidos da Cachorra.
Por conta da chuva, neste início de noite as arquibancadas da avenida ainda estão com pouca movimentação de pessoas. Além disso, o clima frio propiciou o aparecimento de mosquitos nos pontos de luz do local, o que traz a preocupação com as arboviroses - dengue, chikungunya e zika - que tendem a ter mais casos nos períodos de chuva. Houve ainda problemas no som.
A vendedora ambulante, Maria Moreira, de 50 anos, fez queixa pelo vazio, mas acredita que no domingo, o movimento melhore.
E mesmo com o movimento ameno, os grupos levaram seu enredo para a rua e fizeram ecoar pela Domingos o som do batuque e das canções. Há dez anos desfilando na avenida, o integrante de uma das agremiações, Geilson Pereira, de 30 anos, o abre alas do Maracatu, relata que mesmo com o nervosismo presente, tem uma boa expectativa para o desfile.
Diferente de Antonia Alessandra, de 46 anos, que faz a sua estreia como preta velha na avenida. Ela relata que é uma emoção participar do desfile. “É a minha primeira experiência nesse evento, estou mega emocionada, mas vamos lá”, relatou.
Veja fotos
Em meio dos desfiles, além dos batuques, a voz das pessoas ecoou pela Domingos Olímpio, já que durante a apresentação do Maracatu Solar, do bairro Benfica, o sistema de som apresentou falhas, mas logo foi normalizado. Era nítida a empolgação das pessoas em tentar acompanhar as músicas dos grupos de maracatu mesmo sem conhecer.
Por volta das 21 horas, o movimento melhorou mas parte das arquibancadas seguiu vazia.
Com informações do repórter Henrique Araújo/ O POVO