"Bloco da galinha": fãs de Bell Marques levam animal empalhado para shows

Acompanhar o Bell Marques é uma tradição de família desde o Chiclete com Banana. Hoje, a galinha Paloma já é conhecida do cantor; confira a história

10:00 | Fev. 03, 2024

Por: Isabel Prado
A galinha Paloma já virou atração nos shows do cantor de axé (foto: Arquivo Pessoal/Leonardo Piccinini)

Um dos grandes nomes da música brasileira, Bell Marques, já completou 71 anos de idade e mais de 40 anos de carreira. Com a tradicional bandana e 34 anos à frente da banda Chiclete com Banana, o cantor conquistou muitos corações pelo Brasil.

Para além do Carnaval, Bell consolidou sua música na memória dos fãs de axé. E para além dos palcos, seus shows têm uma audiência curiosa e já esperada: Paloma, a galinha. O animal empalhado é companhia de um de seus fãs.

O POVO entrevistou Leonardo Piccinini, que além de ser um grande admirador do artista, vive uma tradição, passada de pai para filho.

Fã do Bell Marques: tradição de família

Segundo Piccinini, seus pais sempre foram muito fãs do Chiclete com Banana. “Meus pais iam para vários shows e apresentaram as músicas do Bell para mim desde de muito pequeno. Tem várias fotos e vídeos meus ainda criança com a blusa das festas e cantando as músicas.”

No entanto, o estudante passou um período sem consumir as músicas de axé. “À medida que fui crescendo, passei a não escutar tanto a música do Bell. Meus pais se divorciaram também, e eu não tinha mais tanto contato como tinha quando era criança.”

Em 2017, quando Piccinini tinha 13 anos, seu pai conseguiu resgatar a sua admiração pelo cantor com um convite para a festa do Fortal.

“Quando o trio do Bell fez a curva, vieram várias memórias da minha infância e me emocionei. Eu sabia de todas as letras das músicas. O show do Bell tem uma energia surreal”, conta.

Além disso, Piccinini disse que o Bell ainda o reconheceu: “‘Olha aí, tal pai tal filho’; ele conhecia meu pai e me reconheceu. Foi muito massa”.

Após essa festa, Leonardo virou grande fã e não parou de ir aos shows do cantor. Sempre que tem a oportunidade, o jovem vai.

“É mais fácil o Bell faltar em um show do que a Paloma”

Na história não poderia faltar a personagem principal: a galinha Paloma. O animal empalhado já faz parte dos shows do Bell Marques e chama atenção dos foliões. A galinha, que sempre é levada dentro de uma gaiola, já é conhecida pelo próprio cantor.

Leonardo explica que tudo começou na primeira edição do Fortal (quando o Bell ainda cantava no Chiclete com Banana), em 1992: seu pai e os amigos queriam chamar a atenção do cantor.

“Eles descobriram que o Bell tinha uma criação de galinha na fazenda dele. Parece que se chama o galinheiro das estrelas, cada galinha lá tem o nome de um famoso, como Michael Jackson, Tim Maia, e outros, então eles resolveram comprar uma galinha empalhada", afirma o fã. 

"Depois nós descobrimos que ele também colocou o nome de Paloma em uma de suas galinhas como homenagem.”

Piccinini afirma que a galinha Paloma já virou um símbolo nos shows do cantor de Axé e já apareceu até em um dos abadás. “É mais fácil o Bell faltar em um show do que a Paloma”, brinca.

Galinha Paloma: “já fui cancelado por acharem que se trata de uma galinha viva”

Leonardo afirmou que Paloma, que tem mais de 30 anos, se tornou uma figura essencial nos shows do Bell. No entanto, o jovem afirmou que já foi muito criticado por as pessoas acharem que se trata de um animal vivo.

“Já fui cancelado no TikTok por acharem que se trata de uma galinha viva. Eu sempre explico a história e digo que foi uma tradição que passou de pai para filho.”

A ave passou por empalhação, que é um processo de conservação de animais. Dela foi aproveitada apenas a pele, mantendo características de quando era viva. E é assim que ela se vestiu para a folia de Bell.

Piccianini declarou que não faz ideia de quantos blocos de carnaval Paloma já pulou. "É quase impossível. Teria que fazer um levantamento."

SirigueLeo: decoração de aniversário com abadás de Bell

Piccinini comemorou o seu aniversário de 20 anos com a decoração feita só de abadás das festas que ele já foi do Bell Marques. Foram em torno de 40 abadás decorando a festa em clima de axé e Carnaval.

“Resolvi fazer o SirigueLeo (fazendo referência ao Bloco Siriguela, que o Bell geralmente é atração). Tocou Bell a noite toda, e na decoração, eu resolvi pegar todos abadás das festas que eu fui do Bell e fiz um varal.”

“Bell Marques sabe quem sãos os seus fãs por nome”

Leonardo exalta o artista: “Ele tem uma presença de palco inacreditável; quando entra, você não consegue tirar o olho dele”.

Além disso, o estudante de jornalismo afirmou que o cantor faz questão de conhecer os próprios fãs e, muitas vezes, os reconhece pelo nome.

“Eu não conheço nenhum artista, nacional ou internacional, que tenha uma conexão tão forte com o público. O Bell Marques sabe quem são os seus fãs por nome.”