Carnaval 2024: Festival Jazz & Blues homenageia Rodger Rogério
Completando 25 anos, Festival Jazz & Blues de Guaramiranga faz homenagem a Rodger Rogério e recebe nomes como Marco Lobo e Egberto Gismonti
17:08 | Jan. 16, 2024
Nos dias 10 a 13 de fevereiro, o município de Guaramiranga recebe mais uma edição do Festival de Jazz & Blues. Com shows, bate-papo, atividades formativas e infantis, o evento se espalha pela cidade, desde a manhã nas igrejas da Gruta e da Matriz, até a noite, na Cidade Jazz & Blues, com toda a programação gratuita.
Este ano, quando o festival completa 25 anos, o homenageado será o cantor e compositor cearense Rodger Rogério. Um dos principais representantes da geração conhecida como Pessoal do Ceará, o autor de “Retrato Marrom” e “Barco de Cristal” comemora seus 80 anos com show “80 anos – Bossa, Jazz e Algo mais”, em que destaca seu lado intérprete acompanhado de Tito Freitas (teclado), Alex Moreira (trompete), Nélio Costa (contrabaixo acústico), André Benedecti (bateria) e o maestro Luciano Franco (guitarra e arranjos).
Programação do Festival Jazz & Blues
A edição 2024 conta ainda com o retorno do Egberto Gismonti a Guaramiranga, após 17 anos de sua apresentação no Festival Jazz & Blues. Além dele, o evento conta com shows do percussionista Marco Lobo, do baterista Pantico Rocha, do acordeonista Nonato Lima e o encontro do pianista e compositor Nico Rezende com a cantora Jane Duboc.
Do sábado, 10, até a segunda, 12, o restaurante Basílico (praça central de Guaramiranga) recebe o Café no Tom, projeto de entrevista aberta com algumas das atrações do festival. Na terça-feira, 13, a programação começa com matinal nas Igreja da Gruta, às 9 horas, e da Igreja da Matriz, às 11 horas. Na Igreja da Gruta, o show será com o duo Nélio Costa (baixo) e Tito Freitas (piano) e na Matriz será Thiago Rocha (sax) e Stênio Gonçalves (guitarra). Às 10 horas, na Praça do Teatro, o Projeto Miudinho apresenta "Ou Isto ou Aquilo", um espetáculo musical educativo para crianças e que agrada também aos adultos, com poemas do livro homônimo de Cecília Meireles musicados por Celso Delneri.
Os shows principais seguem acontecendo na Cidade Jazz & Blues, nome dado à tenda montada no Estádio Municipal Jean Bardawil, com sessões diárias às 17 e às 21 horas. A programação se completa com ações formativas de sábado, 10, a terça, 13, a partir das 10 horas da manhã. As ações voltadas para estudantes de música acontecem na sede da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (Agua), no centro da cidade.
Confira a lista de atrações do Festival de Jazz & Blues
Rodger Rogério – Cantor, compositor, músico, ator e professor cearense será homenageado nesta edição e apresenta o show "80 anos - Bossa, Jazz e Algo Mais. Destaque da geração conhecida por "Pessoal do Ceará", ele apresenta standards do jazz que influenciaram a música do Brasil, canções brasileiras de influência jazzística, clássicos da era do samba-canção acompanhado por Tito Freitas (teclado), Alex Moreira (trompete), Nélio Costa (contrabaixo acústico), André Benedecti (bateria) e Luciano Franco (guitarra e arranjados)
Egberto Gismonti – Um dos grandes mestres da música do Brasil para o mundo, está de volta ao Festival Jazz & Blues depois de 17 anos. O multi-instrumentista, compositor e arranjador é conhecido por transcender fronteiras entre o popular e o erudito. É autor de temas clássicos como "O sonho", "Loro" e "Palhaço".
Marco Lobo – O percussionista baiano vem com um time de grandes músicos para apresentar um show vibrante, tendo a percussão e os ritmos brasileiros como referência. São eles Erivelton Silva (Bateria), Gastão Villeroy (baixo), Kiko Continentino (teclado) e Marcelo Martins (sax e flauta).
Manassés de Sousa e Pablo Fagundes – O violão de Manassés e a harmônica de Pablo sobem ao palco do Festival Jazz & Blues para um show inédito, acompanhados por Miqueias dos Santos (baixo), Tito Freitas (piano) e Adriano Azevedo (bateria). Manassés de Sousa é um multi-instrumentista e compositor cearense. Pablo Fagundes, harmonicista, produtor e compositor brasiliense, é uma referência da mais moderna música brasileira.
Pantico Rocha – Paraibano residente no Ceará, o baterista e compositor apresenta o show autoral “A Sorte está Lançada”, com repertório afro-pop-rock com pitadas de funk, melodias sensíveis e uma pegada vibrante. Ele sobe ao palco ao lado de Misael Silva e Felipe Facó nas guitarras e Wanderley Freitas no baixo.
Tito Freitas e Thesco Carvalho - Tito (piano) e Thesco (trombone) se encontram pela primeira vez no show "Inspirações" e apresentam ao público o resultado de um encontro há muito tempo esperado. Com eles no palco vão estar os músicos Filipe Mota (contrabaixo) e Michael da Silva (bateria).
Nonato Lima - O acordeonista traz ao festival o som instrumental com a pegada regional, que vem conquistando públicos dentro e fora do Brasil. No Festival Jazz & Blues, o músico apresenta seu projeto solo "Sertão Jazz", ao lado de Stênio Gonçalves (guitarra e violão), Miqueias dos Santos (contrabaixo) e Michael da Silva (bateria).
Nico Rezende e Jane Duboc – Cantores, compositores e instrumentistas, apresentam juntos o show “Clássicos do Jazz”, com músicas autorais, clássicos de Chet Baker e sucessos das trilhas sonoras do cinema internacional. São acompanhados por Vander Nascimento (trompete e flughelhorn), Nélio Costa (contrabaixo acústico) e Paulinho Santos (bateria).
Olivia e Francis Hime – O casal apresenta o show “Dois Franciscos”, construído a partir das canções de Francis, um dos Franciscos, e de Chico Buarque, o segundo Francisco. Idealizado por Olivia Hime, o show teve sua estreia em 2022, marcando os 50 anos de “Atrás da porta”, primeira parceria dos dois Franciscos.
Indiana Nomma e Osmar Milito – Artistas renomados e premiados se encontram para o show "Unexpected", com clássicos do jazz acompanhados pelos cearenses Nélio Costa (contrabaixo acústico), Alex Moreira (trompete) e André Benedecti (bateria).
Omar Coleman e Igor Prado – O cantor americano retorna ao Brasil depois de quatro anos para uma tour com o guitarrista paulistano Igor Prado e sua banda, composta por Ted Furtado (contrabaixo), Juninho Isidoro (bateria) e Rodolfo Crepaldi (guitarra).
Felipe Cazaux e Rayane Fortes – Dois guitarristas de gerações distintas, que se unem para apresentar um novo show. Apresentando suas canções e releituras de suas influências, ambos passeiam pelo mesmo universo da black music, soul, funky, blues e rock. Com eles, PH Barcellos (bateria), Renato Cazzolli (baixo), Fernando Lélis e Jorge Doudement (saxofones) e Cláudio Arroz “Mr. Rice” (trompete).
Festival Jazz & Blues - 25 anos
- Quando: 10 a 13 de fevereiro
- Onde: Guaramiranga, Ceará
- Gratuito
- Site: www.jazzeblues.com.br
- Facebook: Festival Jazz & Blues
- Instagram: @festivaljazzeblues