CC Belchior reúne foliões de todas as idades em sua estreia no Pré-Carnaval de Fortaleza

Pelo menos duas mil pessoas passaram pelo Centro Cultural Belchior só na primeira hora da festa, de acordo com a PMCE

20:13 | Jan. 12, 2024

Por: Gabriela Almeida
Armando Telles e Banda animam a folia no Centro Cultural Belchior (foto: Gabriela Almeida/O POVO)

O Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema, viveu a sua estreia como um dos polos de Pré-Carnaval de de Fortaleza na noite desta sexta-feira, 12. Equipamento teve seu "batismo" no circuito carnavalesco da Cidade marcado por uma festa tranquila e pela diversão que atraiu foliões de todas as idades.

De acordo com estimativa da Polícia Militar do Ceará (PMCE), aproximadamente duas mil pessoas passaram pelo lugar somente na primeira hora de festa, que começou às 18 horas.

Público presente conferiu a estreia do bloco comandado por Armando Telles e Banda, denominado "Esse Ano Eu Não Morro", criado em homenagem ao cantor Belchior. Também subiu ao palco para se apresentar a cantora Vannick Belchior, filha do cantor cearense.

Na ocasião, a artista foi recebida com aplausos pelo público e disse estar emocionada com o fato da Música Popular Brasileira (MPB) está sendo "levada em consideração". Cantores entoaram famosas canções do intérprete cearense, como "Sujeito de Sorte" e "Comentário a Respeito de John". Além disso, as tradicionais marchinhas de Carnaval também foram tocadas. 

Festa é marcada por tranquilidade e diversidade de público 

Prestigiando as apresentações estavam pessoas de todas as idades. Algumas vestiam a blusa do bloco, como Marilena Teixeira, 68, que mora próximo da área e é frequentadora assídua da Praia de Iracema. "Tá tranquilo, maravilhoso (...) Eu tô adorando", diz a aposentada, que não tirava os olhos do palco.

Já Aparecida Araújo, 61, não veio trajada com o uniforme, mas garantiu que a neta, Maria Elisa, de seis anos, viesse fantasiada de minnie para a festa. A funcionária pública ainda veio acompanhada do esposo e do cachorro da família, um Golden Retriever que brincava com a criança, perseguindo bolhas de sabão. 

"Eu temia vim (pra praia) Mas eu vejo que agora aqui tá seguro (...) Daqui pra frente eu não posso perder mais nenhum evento (...) A gente só tem que se divertir, levar alegria pra casa", diz a funcionaria pública. 

Leia também: No Centro, Luxo da Aldeia dá início ao Pré-Carnaval de Fortaleza

A tranquilidade do local também foi citada por Álvaro júnior, 43, que foi ao local tomar um banho de mar e resolveu ficar para aproveitar a festa. "Pra mim tá sendo uma surpresa que eu não esperava (...) Tô achando calmo, direcionado para um público específico", pontua o fotógrafo. 

Mariano Nazário, 25, também passeava pela praia quando foi surpreendido pelo festejo. O dentista, que é natural de Manaus e está em Fortaleza há dois anos, ficou parado em frente ao palco e se deixou embalar pelas músicas tocadas. "Tô gostando, o pessoal tá bastante animado, tá bem legal", diz.

Ao redor dele, casais dançavam juntos ou separados e crianças corriam brincando com bolinhas de sabão ou com outros brinquedos vendidos no espaço. Alguns foliões vestiam acessórios carnavalescos, como máscaras, mas no geral o mais perceptível eram pessoas vestidas a paisana ou com blusas do bloco. 

Atualizada às 22h40min