Oruro vibra ao som do Carnaval estrelado da Bolívia

Após a suspensão de 2021 e as restrições de 2022 devido à pandemia de covid-19, o desfile principal do Carnaval de Oruro aconteceu no sábado com muito espírito de festa

Trajes coloridos e máscaras extravagantes avançam ao som de trombetas e tambores; as crianças entram em brigas de espuma; milhares de pessoas, cerveja na mão, em cada esquina das ruas de Oruro: o carnaval mais famoso da Bolívia está de volta.

Após a suspensão de 2021 e as restrições de 2022 devido à pandemia de covid-19, o desfile principal do Carnaval de Oruro aconteceu no sábado com muito espírito de festa.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Dançarino dos Negritos del Pagador, grupo que se apresentou no Carnaval de Oruro, na Bolívia
Dançarino dos Negritos del Pagador, grupo que se apresentou no Carnaval de Oruro, na Bolívia (Foto: AIZAR RALDES / AFP)

"Eu dancei por tantos anos e agora ainda estou dançando também. E ainda estou dançando, até morrer talvez eu vá dançar", disse Beatriz Yujra, uma lojista de 65 anos, vestida com o traje dourado da dança dos Incas.

Ela havia acabado de completar a peregrinação de quatro quilômetros ao Santuário da Virgen del Socavón, padroeira dos mineradores nesta cidade do oeste boliviano, rica em zinco, estanho e chumbo.

A procissão é o evento central do Carnaval de Oruro, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2001. Cerca de 28.000 dançarinos e 10.000 músicos de cerca de cinquenta grupos de dança típica participam da "entrada folclórica".

Zampoñeros Hijos del Pagador é dos mais antigos grupos do Carnaval de Oruro
Zampoñeros Hijos del Pagador é dos mais antigos grupos do Carnaval de Oruro (Foto: AIZAR RALDES / AFP)

Vestidos com enfeites e lantejoulas, os grupos enfeitam suas performances com fogos de artifício, bombas de fumaça e muito confete, enquanto a multidão os anima.

"Nossas culturas e tradições brilham novamente no majestoso Carnaval de Oruro", tuitou o presidente boliviano Luis Arce no sábado.

O grupo de dança La Diablada é um dos que desfilaram no Carnaval da Bolívia
O grupo de dança La Diablada é um dos que desfilaram no Carnaval da Bolívia (Foto: AIZAR RALDES / AFP)

"Bailarinos e bandas vestem suas melhores roupas e apresentam coreografias incomparáveis para deslumbrar o mundo", acrescentou o presidente, que não esteve presente nesta cidade a 225 quilômetros de La Paz.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

religião cultura Carnaval dança Bolivia turismo Vida e

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar