Belchior é celebrado em livro que reúne cartas de familiares e fãs

Belchior é celebrado em livro que reúne cartas de familiares e fãs

"Cartas para Belchior" é relançado em maio com 48 escritos que rememoram a história do artista cearense
Autor Clara Freire
Autor
Clara Freire Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na era dos grandes festivais de música dos anos 1970, cartas eram enviadas ao jovem artista latino-americano nascido no interior do Ceará, Belchior. Amigos, familiares e fãs compartilhavam, por meio dessas correspondências, memórias de uma trajetória que permanece viva – especialmente agora, quando se completam oito anos de seu falecimento, dia 30 de abril.

O livro "Cartas para Belchior", organizado pelo professor e editor Nonato Nogueira, reúne 48 cartas escritas por pessoas de diferentes gerações – há autores de 30, 40, 60 e 70 anos – que relatam momentos marcantes da carreira de Belchior.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Com 112 páginas e selo da editora Revista Sarau, a antologia foi lançada em diversos espaços culturais marcando presença na Bienal do Livro, Teatro Chico Anysio e Centro Cultural Belchior na semana passada. O relançamento está marcado para 10 de maio, às 16 horas, no Belch Bar.

Leia Também | Belchior ganha boneco gigante e é homenageado em bloco no Carnaval de Recife

O volume conta ainda com o prefácio escrito pelo cantor e compositor cearense Calé Alencar e pelo professor e ex-diretor da rádio universitária Nonato Lima, além de um prólogo da pesquisadora Josely Teixeira Carlos.

Segundo Nonato Nogueira em uma das cartas comentam-se sobre a consagração de Belchior com o disco "Alucinação", obra-prima que, em 2026, celebrará 50 anos de lançamento. O autor também avalia a importância de resgatar a escrita das cartas principalmente para o público mais jovem: “Estamos tentando resgatar no livro essas memórias através de cartas. São várias gerações que vão colocar nas cartas o seu ponto de vista sobre o Belchior e a sua obra”, explica.

Saiba onde será o relançamento do livro

  • Quando: sábado, 10 de maio, às 16 horas
  • Onde: Belch Bar (Rua Lívio Barreto, 541 - Dionísio Torres)
  • Mais informações: @belchbar

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

agenda cultural

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar