Retratos e memórias transformam bairro Moura Brasil em exposição
Bairro Moura Brasil vira galeria a céu aberto com relatos de moradores na exposição "Porto de Memórias"
O centenário bairro Moura Brasil, tradicionalmente habitado por migrantes do interior cearense e pescadores, será o cenário de uma exposição inovadora que une fotografia, memória e tecnologia.
O projeto “Porto de Memórias – De Casa em Casa” estreia no bairro no próximo dia 2 de maio, com uma experiência que transita entre o real e o digital, conectando moradores e visitantes ao legado cultural da comunidade, na Praça do Muriçoca.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A exposição terá como foco 12 residentes do local e, por meio de pesquisa oral e ensaios fotográficos, a proposta busca capturar e compartilhar as memórias desses moradores, criando uma conexão direta com o público.
O projeto é idealizado pelo fotógrafo turco radicado em Fortaleza Emrah Kartal, em parceria com Ismael Gutemberg, diretor do Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil (Nupac).
Exposição une memória e tecnologia nas ruas do Moura Brasil
As imagens e os relatos estarão acessíveis em uma plataforma digital, no site oficial www.portodememorias.com, e também serão distribuídos por QR codes fixados nas fachadas das casas, permitindo que qualquer visitante, ao percorrer o bairro, tenha acesso a uma experiência imersiva e interativa.
Além disso, o projeto lançará uma série de cartões postais, que não apenas documentam visualmente o bairro, mas também funcionam como cápsulas do tempo.
Cada cartão trará o retrato do morador em questão e, no verso, uma memória ou história que remete ao cotidiano de quem reside no bairro. Esses cartões têm como objetivo criar uma ponte entre o passado e o futuro, registrando o legado cultural do Moura Brasil de forma tangível.
Lançamento da exposição “Porto de Memórias - De Casa em Casa Exposição Virtual Itinerante”
- Quando: sexta-feira, 2, às 16 horas
- Onde: Praça do Muriçoca (R. Padre Mororó - Moura Brasil)
- Mais informações: www.portodememorias.com e no QR Cordes fixados nos muros e fachadas de residências do bairro Moura Brasil