Café Java, histórica cafeteria de Fortaleza, é reaberta pela ACL
Café Java, importante ponto de encontro para os artistas da Padaria Espiritual, é reinaugurado pela Academia Cearense de Letras, a ACL
11:20 | Abr. 25, 2025

É inaugurada neste sábado, 26, uma réplica do histórico Café Java, espaço que foi um importante encontro intelectual da Padaria Espiritual no fim do século XIX. O estabelecimento está localizado ao lado da Academia Cearense de Letras (ACL), que administra a cafeteria.
Ricardo Guilherme assume a cadeira 33 da Academia Cearense de Letras
A abertura do Café Java será antecedida por uma solenidade especial para convidados às 11 horas no Auditório Henriqueta Galeno, da ACL. Ao fim da cerimônia, será cortado o laço que dá início ao funcionamento e programações da cafeteria. As informações foram repassadas ao O POVO pela academia.
Café Java e a Padaria Espiritual
Em 1887, o Café Java foi inaugurado na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. A história do estabelecimento foi marcada por artistas e escritores da Cidade, que realizam saraus, eventos de música e encontros culturais no espaço.
Foi nessa cafeteria que teve origem a história da Padaria Espiritual, um movimento literário que surgiu no fim dos anos 1890, fundado por artistas e intelectuais cearenses, como Antônio Sales, Lívio Barreto, Rodolfo Teófilo e Temístocles Machado.
Os membros do movimento tinham como objetivo despertar o interesse pela literatura e pelas artes nos fortalezenses. Para isso, os 20 membros “padeiros” se agrupavam em “fornadas” (reuniões) e criaram o periódico quinzenal “O Pão”.
A Padaria Espiritual é considerado um dos movimentos literários mais importante do Ceará e teve papel fundamental para o desenvolvimento de movimentos como o Realismo e para o nascimento do Simbolismo no Estado.
Inauguração Café Java
- Quando: sábado, 26, a partir das 11 horas
- Onde: Auditório Henriqueta Galeno (Academia Cearense de Letras - Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1, Centro)
- Localização do Café: Praça da ACL (entre a rua do Rosário e a rua Guilherme Rocha) - Centro
- Evento gratuito
- Informações sobre o funcionamento do Café Java ainda serão divulgadas.