Mostra gratuita reúne trabalhos desenvolvidos em escola de artes
Mostra reúne exposições com trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS)
A terceira edição da mostra Fazendo Artes, Aprendendo Ofícios foi prorrogada até o dia 4 de abril. O evento é resultado dos cursos e projetos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) e reúne diversas expressões artísticas desenvolvidas pelos alunos.
Entre as exposições, o cearense Zé Tarcísio é homenageado junto a trabalhos dos ofícios tradicionais e outras obras de conservação e restauração de patrimônio.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As restaurações de bens patrimoniais incluem acervos de esculturas sacras da Igreja Nossa Senhora dos Remédios e da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, ambas em Fortaleza.
A tela Jangadeiros do Ceará, assinada pelo artista plástico cearense Vicente Leite, também está presente na exposição. Os visitantes também poderão apreciar obras com bordados, gravuras e oratórias artesanais, além das exposições "Artes em Gravuras"e "Artes em Prataria Artesanais".
LEIA MAIS | Artista cearense estreia exposição visual conjunta em São Paulo
Escola de Artes busca despertar "consciência crítica"
De acordo com Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS, a exposição é uma devolutiva pública para a população sobre o que a Escola realiza.
Ela considera essa mostra o maior legado da EAOTPS. “O que a Escola faz de mais valoroso é despertar nos que aqui passam uma maior consciência crítica sobre a importância de reconhecer o patrimônio histórico, cultural e afetivo”, compartilha.
Zé Tarcísio é homenageado em exposição
A exposição “Zé Tarcísio: Entre Fios, Palavras e Memória” traz obras que fazem homenageiam o artista referenciado. As peças que mesclam seu estilo diverso e técnicas de bordado são o resultado final do Curso de Iniciação ao Bordado da EAOTPS de 2024.
Maninha revela que a escolha do artista foi feita para unir os alunos às artes visuais. “É para aproximar o bordado e o artesanato para outra visão de criação”, comenta.
O artista escolhido iniciou seus trabalhos em 1960 e é reconhecido nacionalmente pelas suas artes plásticas. Também é intermídia, ocupando-se como escultor, figurinista e cenógrafo.
Frequentou a Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, entre os anos de 1964 e 1966. Dois anos depois, sofreu com a forte repressão militar, durante a ditadura, sendo preso por 4 dias, ainda em 1968.
III Mostra Fazendo Arte, Aprendendo Ofícios
Quando: até 04 de abril; de segunda a sexta, das 14h às 16h30
Onde: Sede da EAOTPS (av. Francisco Sá, 1801 - Jacarecanga)
- Gratuito
- Mais informaçõess: Instagram
Mostra Fazendo Arte, Aprendendo Ofícios: veja exposições
- Exposição Bordado “Zé Tarcísio Entre Fios, Palavras e Memória.”: Exposição de bordados feitos a partir de obras do artista cearense Zé Tarcísio, como resultado final do Curso de Iniciação ao Bordado e Costura, com curadoria de Iara Reis;
- Exposição Artes em Gravura: Exposição de gravuras produzidas por alunos do Curso de Iniciação em Gravura de forma integrada da EAOTPS, com curadoria do artista gravurista Gerson Ipirajá;
- Exposição Artes em Prataria Artesanal: Exposição de joias confeccionadas por alunos do Curso de Aperfeiçoamento ao segmento da Prataria artesanal da EAOTPS, coordenado pelo artista Antônio Rabelo;
- Exposição Memórias Preservadas: Exposição dos trabalhos de Conservação e Restauração de bens patrimoniais feitos pelos alunos dos Cursos de Conservação e Restauração de bens patrimoniais da EAOTPS, com coordenação de Carolina da Silva Alves;
- Exposição Patrimônio Para Todos: Uma aventura através das memórias - Exibição audiovisual, com fotos de Sandy Albuquerque e direção de Henrique Dídimo, do Projeto Patrimônio Para Todos, iniciativa de educação patrimonial da EAOTPS.