Instituto Trêsmares abre inscrições para formação de educadores
A atividade é voltada para educadores, arte-educadores e agentes culturais que atuam com crianças periferizadas
O Instituto Trêsmares, organização não-governamental (ONG), abre inscrições para projeto de formação de educadores e agentes culturais que atuam com crianças em contextos periféricos de Fortaleza.
A programação faz parte do projeto “Outros mares: livro que navega a cidade” e estará aberta até a próxima quinta-feira, 17, ou até o preenchimento das vagas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Localizada no bairro Serviluz, em Fortaleza, o instituto tem o objetivo de fomentar a circulação literária entre educadores do ensino formal e informal.
lançado em audiolivro e e-livro “Outros Mares: educação, arte e cultura com e para crianças periferizadas”, escrito pelas autoras e voluntárias Iara Andrade e Luiza Barbosa, será utilizado como ferramenta pedagógica para discussões e atividades sobre temáticas sociais.
A formação será realizada pelas as autoras em três bibliotecas comunitárias: Livro Livre Curió, Adianto e Escola Municipal São Vicente de Paulo.
Os interessados na firmação precisam ter a idade mínima de 18 anos para se inscrever. As vagas contam com reserva para grupos prioritários: 15 vagas para pessoas com deficiência, trans, negras e indígenas, e 10 vagas para professores da rede pública.
Leia Também | Bienal do Livro 2025: mais de 500 livros serão lançados no evento
Sobre o Livro “Outros Mares: educação, arte e cultura com e para crianças periferizadas”
O livro foi escrito por Iara Andrade e Luiza Barbosa, em 2021, e é fruto de uma pesquisa que sistematizou cinco anos de experiências do Instituto Trêsmares.
A obra, organizada por temáticas, apresenta atividades desenvolvidas com e para crianças das periferias, promovendo os direitos humanos e combatendo preconceitos raciais, de gênero e contra pessoas com deficiência.
Sobre o Instituto Trêsmares
O Instituto Trêsmares foi criado em 2015 e atua desde então no bairro Serviluz. Atualmente tem como frentes de atuação a escuta psicossocial e a luta por direito à cidade nas Zonas Especial de Interesse Social (Zeis) Cais do Porto e Serviluz.
Um de seus últimos projetos, “Daqui pra Lá: Arte de nós como cidade” é um curso que propõe produções artísticas permeadas pela relação entre moradia e cidade.
Leia Também | Bienal do Livro: cinco livros para conhecer a autora Jarid Arraes
Outros mares: livro que navega a cidade
- Período de inscrições: 17 de abril ou até o preenchimento das vagas
- Como se inscrever: Formulário de inscrição
- Todos os encontros contarão com intérprete de libras, audiodescrição das imagens apresentadas e materiais impressos em braille
Cronograma de formações:
Sábado, 19 de abril
- Onde: Biblioteca Comunitária Livro Livre Curió (R. George Sousa, 109 - Lagoa Redonda)
- Quando: 8 às 11 horas
- Vagas: 20
Sábado, 26 de abril
- Onde: Escola Municipal São Vicente de Paulo (Av. Zezé Diogo, 1247 - Vicente Pinzon)
- Quando: 8 às 11 horas
- Vagas: 20
- Onde: Biblioteca Adianto (R. Santa Isabel, 70 - Barra do Ceará)
- Quando: 15 às 18 horas
- Vagas: 20