‘Insulto à própria vida’: o que criador do Studio Ghibli falou sobre IA

O diretor Hayao Miyazaki é conhecido por apresentar críticas à inteligência artificial no processo de animação do Studio Ghibli; entenda

18:44 | Abr. 01, 2025

Por: Penélope Menezes
Trend Studio Ghibli: saiba o que diretor do estúdio, Hayao Miyazaki, falou sobre inteligência artificial (foto: YOSHIKAZU TSUNO/AFP)

“Sinto fortemente que isso é um insulto à própria vida”, comentou o diretor do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, sobre a presença de imagens geradas por inteligência artificial (IA). O registro, feito em um documentário da NHK em 2016, retornou após a chegada de uma trend nas redes sociais.

Usando uma nova atualização do ChatGPT, capaz de reproduzir imagens com estilo similar ao estúdio japonês, usuários começaram a compartilhar suas versões. Mas a prática também levou à tona a própria percepção de Miyazaki sobre o tema.

Imperdíveis: 5 filmes do Studio Ghibli que falam sobre natureza | VEJA

“Quem quer que tenha criado essas coisas não tem a mínima ideia do que seja dor. Estou completamente enojado”, refletiu o diretor ao se dirigir a um grupo de desenvolvedores que demonstrava uma animação gerada por IA.

Na gravação, a equipe apresentava um corpo se contorcendo, enquanto um dos envolvidos afirmava que a inteligência artificial poderia “nos apresentar movimentos grotescos que nós, humanos, não conseguimos imaginar”.

Com o fim da apresentação, Miyazaki completou: “Sinto que estamos nos aproximando do fim dos tempos. Nós, humanos, estamos perdendo a fé em nós mesmos”.

I remember this clip of the Ghibli founder Hayao Miyazaki documentary when he says AI generated art is an “awful insult to life”.

But when was last time when @OpenAI showed they respected other people’s art or anybody’s life. pic.twitter.com/gwJTcEHxOZ

— Jen Zhu (@jenzhuscott) March 26, 2025

Trend Studio Ghibli: criador do ChatGPT afirma que IA ganhou 1 milhão de usuários

O criador do ChatGPT, Sam Altman, cadastrou em sua foto de perfil da rede social X (antigo Twitter) uma imagem produzida pela IA. A ilustração também segue um estilo parecido às produções de Hayao Miyazaki no Studio Ghibli.

“O lançamento do ChatGPT há 26 meses foi um dos momentos virais mais loucos que já vi, e adicionamos um milhão de usuários em cinco dias”, comentou Altman. “(Agora), adicionamos um milhão de usuários na última hora”.