76º Salão de Abril faz homenagem ao fotopintor Júlio Santos
Abertura da 76ª edição do Salão de Abril acontece nesta quinta-feira, 3, e oferece programação gratuita no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim
Com homenagem ao pintor, fotógrafo e mestre cearense Júlio Santos, o tradicional Salão de Abril chega à sua 76ª edição nesta quinta-feira, 3.
Sediada no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, a cerimônia de abertura ocorrerá às 18 horas, com a exposição disponível para visitação gratuita.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com o tema "Despertar à Terra", a edição de 2025 propõe uma reconexão com a terra e a preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural, destacando a relação intrínseca entre arte, natureza e memória.
Leia também | Donaleda faz show em homenagem a Bob Marley na Estação das Artes
A mostra reúne 38 artistas nordestinos, trazendo linguagens como instalações, performances, fotografias, desenhos, videoarte, colagem e escultura.
Com curadoria assinada por Aline Ambrósio e Wes Viana, esta edição apresenta como novidade a inclusão inédita da arte têxtil, expandindo o leque de expressões artísticas do Salão.
Homenagem ao Mestre Júlio Santos na 76ª edição do Salão de Abril
Fortalezense, o mestre Júlio Santos desenvolveu ao longo de décadas um trabalho que, por meio da fotopintura, celebra e resgata as tradições culturais brasileiras.
Com sensibilidade, o artista transita entre processos químicos e digitais, ressignificando uma tradição marcada por apagamentos étnico-raciais ao restaurar imagens sem submetê-las ao branqueamento.
Após os anos 2000, com o avanço dos meios digitais, Júlio reinventou sua prática, dominando tecnologias como o Photoshop, sem abandonar a essência de sua arte.
Na 76ª edição, o Salão de Abril resgata e celebra a vida, obra e as diversas fases da produção do fotopintor.
O que é o Salão de Abril?
O Salão de Abril é um evento de artes visuais do Estado, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
Com mais de sete décadas de história, o Salão se consolidou como um dos encontros culturais mais importantes do Brasil e o terceiro maior da América Latina.
Além de ser um ponto de reflexão sobre as questões que concernem à sociedade por meio da arte, o evento também é um local de fomento, trazendo visibilidade para novos artistas.
Abertura da 76ª edição do Salão de Abril
- Quando: quinta-feira, 3, às 18 horas.
- Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 17 horas, e aos sábados, das 10h às 16 horas
- Onde: Centro Cultural Casa Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632 - Centro)
- Gratuito
- Mais informações: @casa.baraodecamocim