76º Salão de Abril faz homenagem ao fotopintor Júlio Santos

76º Salão de Abril faz homenagem ao fotopintor Júlio Santos

Abertura da 76ª edição do Salão de Abril acontece nesta quinta-feira, 3, e oferece programação gratuita no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim

Com homenagem ao pintor, fotógrafo e mestre cearense Júlio Santos, o tradicional Salão de Abril chega à sua 76ª edição nesta quinta-feira, 3.

Sediada no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, a cerimônia de abertura ocorrerá às 18 horas, com a exposição disponível para visitação gratuita.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Com o tema "Despertar à Terra", a edição de 2025 propõe uma reconexão com a terra e a preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural, destacando a relação intrínseca entre arte, natureza e memória.

Leia também | Donaleda faz show em homenagem a Bob Marley na Estação das Artes

A mostra reúne 38 artistas nordestinos, trazendo linguagens como instalações, performances, fotografias, desenhos, videoarte, colagem e escultura.

Com curadoria assinada por Aline Ambrósio e Wes Viana, esta edição apresenta como novidade a inclusão inédita da arte têxtil, expandindo o leque de expressões artísticas do Salão.

Homenagem ao Mestre Júlio Santos na 76ª edição do Salão de Abril

Fortalezense, o mestre Júlio Santos desenvolveu ao longo de décadas um trabalho que, por meio da fotopintura, celebra e resgata as tradições culturais brasileiras.

Com sensibilidade, o artista transita entre processos químicos e digitais, ressignificando uma tradição marcada por apagamentos étnico-raciais ao restaurar imagens sem submetê-las ao branqueamento.

Após os anos 2000, com o avanço dos meios digitais, Júlio reinventou sua prática, dominando tecnologias como o Photoshop, sem abandonar a essência de sua arte.

Na 76ª edição, o Salão de Abril resgata e celebra a vida, obra e as diversas fases da produção do fotopintor.

O que é o Salão de Abril?

O Salão de Abril é um evento de artes visuais do Estado, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Com mais de sete décadas de história, o Salão se consolidou como um dos encontros culturais mais importantes do Brasil e o terceiro maior da América Latina.

Além de ser um ponto de reflexão sobre as questões que concernem à sociedade por meio da arte, o evento também é um local de fomento, trazendo visibilidade para novos artistas.

 

Abertura da 76ª edição do Salão de Abril 

  • Quando: quinta-feira, 3, às 18 horas.
  • Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 17 horas, e aos sábados, das 10h às 16 horas
  • Onde: Centro Cultural Casa Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632 - Centro)
  • Gratuito 
  • Mais informações: @casa.baraodecamocim

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

agenda cultural

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar