Filme censurado na ditadura militar é exibido no Cinema do Dragão

Filme censurado na ditadura militar é exibido no Cinema do Dragão

"Onda Nova" (1983), filme sobre um time de futebol feminino, foi censurado durante a ditadura militar, mas retorna aos cinemas em 2025

Censurado durante a ditadura militar, o filme “Onda Nova”, de Ícaro Martins e José Antônio Garcia, retorna aos cinemas em 2025. Em Fortaleza, a produção estreou na última quinta-feira, 27, no Cinema do Dragão.

Protagonizada por Carla Camurati e Cristina Mutarelli, o longa é uma comédia erótica e anárquica que traz a história do “Gayvotas Futebol Clube”, time de futebol feminino, no período em que a modalidade foi regulamentada no Brasil novamente.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A narrativa aborda questões como o preconceito de gênero e sexualidade que as atletas sofrem dentro do campo, assim como fora dele, e a preparação delas para um jogo importante que o clube disputará.

VEJA TAMBÉM| Oeste Outra Vez: saiba onde assistir ao filme com Rodger Rogério

Apesar da história fictícia, o filme tem participação de Wladimir Rodrigues dos Santos, Walter Casagrande e Olívio Pitta, jogadores integrantes da Democracia Corintiana, movimento político da época, e do narrador Osmar Santos.

Ele teve sua primeira exibição na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 1983. No entanto, foi considerado “amoral” e censurado pelo regime militar da época. Agora, retorna aos cinemas restaurado em 4K.

“Onda Nova” (1983)

Quando: domingo, 30 e quarta-feira, 2, às 19h40 | terça-feira, 1º, às 19h30
Onde: Cinema do Dragão, sala 1 (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Quanto: R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira)

Confira a sinopse

“Onda Nova”, 1983, é uma comédia erótica e anárquica que reúne histórias das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, um time de futebol feminino recém-formado em plena ditadura militar, no ano em que o esporte foi regulamentado no Brasil, depois de ter sido banido por 40 anos. Com o apoio de renomados jogadores da época como Casagrande, Pitta e Wladimir, elas enfrentam os preconceitos de uma sociedade conservadora. Paralelamente, lidam com seus problemas pessoais e familiares, e se preparam para um simbólico jogo internacional contra a seleção italiana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

agenda cultural

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar