Editora Cosac lança série de livros sobre cultura afro-brasileira

Os cinco primeiros volumes abrangem temas como as trajetórias de mulheres escravizadas e alforriadas

19:03 | Mar. 27, 2025

Por: Carolina Passos
Aquarela de Jean- Baptiste Debret (foto: Editora Cosac/ Divulgação)

A editora Cosac lança sua mais recente série de publicações, intitulada "Crioula". A série busca explorar e dar voz às múltiplas narrativas e perspectivas da cultura afro-brasileira, apresentando ao público obras que refletem a riqueza, complexidade e diversidade da experiência negra no Brasil entre os séculos XVI e XIX.

Com organização de Sheila de Castro Faria, a série traz historiadores oriundos das mais variadas instituições acadêmicas do País, com pesquisas e estudos sobre as peculiaridades de nossa experiência histórica.

Cada volume de “Crioula” é uma imersão nas histórias de personagens e realidades que, por muito tempo, foram silenciadas ou marginalizadas.

A série se propõe a quebrar estereótipos, trazendo à tona histórias genuínas e autênticas que destacam tanto a luta quanto a celebração da identidade negra.

Os cinco primeiros volumes são: “Sinhás pretas, damas mercadoras”, de Sheila de Castro Faria; “Segunda visitação da Inquisição à Bahia (1618-1620)”, de Angelo Adriano de Faria Assis e Ronaldo Vainfas; “Devoção negra”, de Anderson José Machado de Oliveira; “Viajantes de saias”, de Ludmila de Souza Maia e “Caçadores de baleias”, de Wellington Castellucci Junior.

Série de livros “Crioula”